5 estratégias para garantir resultados para o seu e-commerce
A aceleração da digitalização dos serviços que ocorreu no último ano, devido a pandemia causada pela Covid-19, fechou as portas de diversos ambientes físicos para conter o vírus.
Com isso houve um aumento no número de e-commerces, sendo ainda mais necessário elaborar estratégias para se destacar. Mais de 135 mil lojas on-line foram abertas no país só no ano passado. Com isso, o marketing digital tornou-se ferramenta imprescindível na abordagem das empresas nas redes sociais.
Em pesquisa, a Kantar revelou que houve um aumento de 40% do uso de redes sociais. Só essa informação já é motivo o bastante para entender a importância de estar nesse espaço. Além de ter um e-commerce que proporciona uma boa experiência ao usuário, com usabilidade e acessibilidade de forma intuitiva, é ainda mais importante para as micro e pequenas empresas que estejam presentes em todas as plataformas. Dessa forma, quando buscarem pelos serviços ou produtos que comercializem serão encontrados.
Para isso, é necessário investir em marketing digital e, assim, garantir bons resultados nas estratégias para o seu e-commerce.
Trace um plano estratégico para o e-commerce
Para obter um alto desempenho e aumentar as vendas é preciso ter em mãos um bom plano estratégico. A falta de planejamento é um dos maiores motivos das falências das empresas, ainda mais em um mercado com inúmeros concorrentes. Crie cenários, pessimistas e otimistas, e estabeleça as metas que deseja alcançar em nível de curto, médio e longo prazo.
Dessa forma, você estará preparado para diversas situações e saberá como agir caso algo não previsto ocorra, pois já terá pré-definido como lidar com casos parecidos. Use os períodos anteriores como parâmetro para estabelecer a porcentagem de crescimento e volume de vendas que quer alcançar. É preciso que esses números sejam o mais realistas possíveis para que não haja frustração no meio do caminho.
Marketing de Conteúdo para e-commerce
Criar um blog pode ser uma ótima ferramenta para o obter mais resultados no e-commerce. Nesse espaço, as pessoas que buscam aprender mais sobre algo ou resolver um problema podem encontrar no seu texto a solução a partir do uso do produto ou serviço.
Use otimizações como técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que o Google divulgue seu conteúdo, de forma orgânica e gratuita. Mostre como o seu produto é útil e formas de uso, assim, você constrói sua autoridade dentro do setor de atuação. O leitor precisa encontrar ali uma resposta aos seus desejos e necessidades para enxergar o investimento e valor que terá como resultado daquela aquisição.
Mídia paga para levar o público a página do e-commerce
O SEO pode ajudar a ganhar visibilidade gratuitamente e de forma orgânica, mas se o seu setor de atuação é muito concorrido, às vezes é preciso de uma mãozinha. Facebook, Instagram, Twitter e Google Ads são algumas das formas que você pode integrar o seu e-commerce e aparecer para mais pessoas, inclusive as que não te acompanham, e garantir mais resultados positivos.
Por meio de pequenos anúncios de texto que aparecem com os resultados das pesquisas, que custam apenas alguns centavos por dia, o Ads pode ajudar a atrair novos visitantes e aumentar as vendas, além das vantagens de te mostrar facilmente as conversões dos anúncios e o impacto na loja.
Email Marketing pode impulsionar as estratégias do e-commerce
O e-mail marketing é uma forma de manter e nutrir o relacionamento com os clientes. Você pode criar uma newsletter e divulgar os conteúdos do blog. Ao adicionar um campo de “Inscreva-se em nossa newsletter” no site terá acesso aos leads mais interessados na marca.
Por esse meio, pode-se divulgar cupons especiais, anunciar novos produtos antes de apresentar nas redes sociais, promoções entre tantas outras estratégias para garantir mais resultados no e-commerce. Com esse senso de exclusividade consegue-se aumentar a porcentagem de clientes fiéis a marca.
Acompanhe as métricas do seu e-commerce
Para avaliar se as estratégias do seu e-commerce estão entregando resultados, é preciso ficar de olho nas métricas. O Google Analytics é uma ferramenta do próprio Google e uma vez integrado ao e-commerce é possível verificar dados de vendas, taxas de abandono da compra, visualizações de páginas e diversas outras informações que fornecem insights para melhorias.
Não se esqueça de integrar e engajar
Interação e engajamento é a forma de criar relacionamento com os seus clientes na internet. Seja nos comentários do blog ou das redes sociais é preciso estar atento ao que as pessoas estão dizendo sobre sua marca.
Por meio dos comentários é possível avaliar se sua comunicação está sendo funcional ou se o público ainda possui muitas dúvidas sobre o serviço. Inclusive, é por esse meio que se pode extrair mais conteúdos, sanando dúvidas dos consumidores e, assim, melhorando os resultados do seu e-commerce.
É uma forma de gerar conexão. Cada dia mais as pessoas tendem a comprar itens pela identificação com a marca do que pelo produto em si. Dessa forma, também, costumam a recomendar aos seus conhecidos promovendo, como um fã, mais uma forma de divulgação da empresa.
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