BrasilcomBR promove o País pela Web


28/11/2002

Organização do setor privado, com senso de cidadania empresarial, de caráter apolítico e interlocução aberta com as diferentes esferas do Governo. É assim que se autodenomina a mais recente novidade da Web, o BrasilcomBR (www.brasil.com.br), site lançado na terça-feira, 26.

Segundo Wilma Bolsoni, uma das idealizadoras da agência, o objetivo é de que o site possa auxiliar o setor público em atividades como o incentivo ao turismo e a negócios no País.

O primeiro instrumento de operação da agência será o site, que tem como missão divulgar os atrativos naturais, culturais, econômicos e mercadológicos do Brasil, abordando o potencial econômico-cultural do País.

“Em um futuro próximo, pode ser que o projeto se estenda a uma revista, um canal de TV etc”, comenta Sílvio Barros, diretor de relações com o mercado do portal.

Disponível em vários idiomas, o site também terá canais para realização de transações comerciais on-line. Serão três áreas temáticas:

1.Conheça o Brasil (Arte, Cultura, Meio Ambiente, Ação Social, Esporte, Economia, Governo, Sociedade e Turismo).

2. Negócios no Brasil (Investimentos e Comércio Exterior), com os seguintes setores: Agronegócios, Autopeças, Jóias e Pedras, Calçados, Cosméticos, Móveis, Têxtil, Alimentos e Bebidas, Eletroeletrônicos, Equipamentos Médico-Hospitalares, Materiais de Construção, entre outros.

3. Viaje pelo Brasil (Roteiros Turísticos, Ecoturismo, Turismo Aventura, Turismo Religioso, Parques Nacionais, Patrimônios da Humanidade e Agências online).

A escolha da Web para inaugurar as ações da agência se baseou na penetração da rede, principalmente no exterior, bem como na velocidade e no custo baixo para disseminar informações.

Entre outras iniciativas estão o “e-mail Brasil”, serviço pago de correio eletrônico. “Queremos ser líder neste mercado, oferecendo o melhor e-mail que o usuário possa ter, utilizando-o como ferramenta de trabalho”, afirma Barros. Os endereços de e-mail já podem ser reservados pelo site. A configuração será “nome do usuáriobrasil.com.br”.

O setor corporativo também terá uma ferramenta exclusiva, mas esta ainda não tem data pré-definida. O BrasilcomBR tem seis sócios, todos pessoas físicas. O site é resultado de pesquisas realizadas durante um ano, por meio de mensagens de internautas.

“Mesmo sem site, o domínio recebeu mais de 600 mil visitas em 2001. Destes, 260 mil pessoas brasileiras e estrangeiras responderam nossa questão sobre o que gostariam de encontrar naquele endereço eletrônico”, conta Barros. Resultado: 43% queriam conhecer o Brasil e 32% gostariam obter informações relacionadas a negócios no País.

De acordo com Barros, o projeto consumiu R$ 4 milhões em investimentos, envolvendo empresas que serão responsáveis por áreas como a de turismo: Flytour, Freeway e HDN.

A expectativa, segundo o executivo, é de que a empresa atinja seu equilíbrio financeiro entre 12 e 18 meses. “Acreditamos que isso possa se acelerar ainda mais, com o momento de conscientização que o país vive”, diz.

André Borges

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