Cases de marketing digital: Empresas otimizam resultados na web
Estratégias focadas em conteúdo, mídias sociais e inbound marketing resultam em cases de marketing digital. Também em tempos de crise.
Toda empresa cujo objetivo é melhorar os negócios e os rendimentos no ambiente online sabe que uma boa estratégia de marketing digital é imprescindível nessa caminhada. A internet é um universo livre, exige menos dinheiro para se empreender em comparação com outros meios, o que a torna também altamente competitiva. Portanto, nesta seara, investimento em comunicação é vital para sair na frente da concorrência, virar cases de marketing digital de sucesso e criar um relacionamento mais produtivo com seus clientes fidelizados ou potenciais clientes.
Muitas empresas sabem disso e cada vez mais contratam agências de marketing digital para elaborar e realizar planos de comunicação online. Tanto que o setor de marketing digital no Brasil movimentou cerca de R$ 9,3 bilhões em 2015, superando a marca de R$ 8,3 bilhões registrada em 2014. E em março do ano passado, a expectativa era que os investimentos em mídia digital subissem 12% em 2016, totalizando R$ 10,4 bilhões . Os dados são da IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), associação que congrega 230 empresas de diferentes segmentos do mercado digital.
Neste cenário, algumas estratégias se destacam pela ousadia e pelos ótimos resultados alcançados. Na essência, todas elas possuem em mente um objetivo bem claro e definido, bem como os mecanismos e as ações necessárias para alcançá-lo. Mas o que mais chama atenção é que os principais esforços das empresas que desejam se tornar um case de marketing digital envolve a produção de conteúdo.
Neste post iremos mostrar exemplos de como diferentes estratégias focadas principalmente em inbound marketing, mídias sociais e marketing de conteúdo superaram todas as expectativas, virando verdadeiros cases de marketing de sucesso.
Condor Pincéis
Objetivo: A empresa catarinense especializada em higiene bucal, pintura artística e pintura imobiliária queria posicionar sua marca na web, aumentar a base de cadastros e obter mais clientes a partir da internet. Para isso, passaram a produzir conteúdo informativo relevante para o público-alvo, criando uma estrutura de geração de leads, o que a empresa ainda não possuía
Solução: Com uma ferramenta de automação digital a Condor Pinceis passou a criar landing pages e fazer o acompanhamento de leads gerados. Para promover a relevância da marca e atrair novos clientes, ofereceu e-books educativos sobre técnicas de pintura, que podiam ser baixados mediante inserção de seus dados em um formulário, dando início a um processo de geração de leads para a marca.
Resultado: Os benefícios da estratégia de inbound marketing apareceram rapidamente. Em apenas 20 dias, a landing page atraiu 1,6 mil novos contatos para a base cadastral da empresa. O número foi 6 vezes maior se comparado com os últimos 8 meses.
Douglas Lima
Objetivo: O cirurgião-dentista Douglas Lima, especialista em implantodontia estética, definiu claramente seu objetivo: queria atrair potenciais clientes (gerar leads) fazendo a promoção dos seus serviços e produtos juntamente com a entrega de informação relevante para o seu público-alvo.
Solução: Lima deu início a um blog e começou a publicar informações especializadas e com teor educativo sobre odontologia e implantodontia. Em uma landing page, onde os usuários inseriam os dados cadastrais, passou a oferecer vídeos explicando como funcionavam os tratamentos. Isso criou uma estrutura de geração de leads para o negócio.
Resultado: Os benefícios ficaram evidentes no aumento da sua receita, que cresceu aproximadamente 17,5% em 6 meses de trabalho com essa estratégia de marketing digital.
inFlux
Objetivo: Escola de idiomas com sede em Curitiba, a inFlux tinha a meta de ampliar o número de visualizações dos posts do blog e aumentar a conversão de internautas em potenciais alunos por meio do fortalecimento da sua comunicação no Facebook. O foco estava em conseguir mais engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) pelo Facebook para fortalecer a imagem da marca.
Solução: Criar uma identidade para a página da empresa no Facebook, ou seja, estabelecer a linha editorial, o tipo de conteúdo dos posts, e uma linguagem leve e amistosa, além de definir uma periodicidade das postagens adequada aos hábitos de consumo do seu público-alvo. A maior parte do material é didático, com dicas para estudar outros idiomas.
Resultado: Em 4 meses, a campanha de marketing digital aumentou em 15% o número de fãs do perfil da empresa, hoje com 121 mil curtidas. Já nos primeiros 15 dias, um boom: 52% mais fãs do que o alcançado nos três meses anteriores.
Há muito já se fala que o marketing deve ser visto não como uma despesa, mas sim como um investimento pelas empresas. Principalmente em períodos de recessão é que os empresários e empreendedores devem concentrar esforços para estar à frente da concorrência e captar a atenção do consumidor à marca.
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