Cresce a procura de emprego pela internet
11/02/2003
De acordo com levantamento do Ibope eRatings, 18,8% dos usuários residenciais ativos em janeiro (7,5 milhões) navegaram em algum portal relacionado a carreiras e empregos
Os brasileiros iniciaram 2003 buscando na internet informações sobre empregos, carreira, impostos e férias. Prova disso foi a navegação em sites de classificados profissionais, cuja audiência registrou crescimento superior ao obtido pelas demais categorias, e o ranking de palavras mais buscadas no Yahoo!Brasil e Cadê ao longo do mês passado .
De acordo com levantamento do Ibope eRatings, 18,8% dos usuários residenciais ativos em janeiro (7,5 milhões) navegaram em algum portal relacionado a carreiras e empregos. A audiência destes portais, de 1,4 milhão de internautas, supera os 794 mil usuários únicos que visitaram sites que oferecem serviços de recursos humanos em dezembro.
Para o diretor de serviços de análise do instituto, Marcelo Coutinho, o aumento na audiência demonstra que, ao contrário do que se prega, o início do ano é um período aquecido para o setor de recursos humanos. E que a Internet caiu nas graças dos usuários como ferramenta de busca de empregos qualificados.
O Yahoo!, por exemplo, lançou no ano passado o serviço de classificados profissionais e registrou um dos maiores crescimentos de audiência do período. Também nos serviços de busca o Yahoo! verificou a tendência de o internauta utilizar informações para planejamento profissional e financeiro.
No ranking da palavras mais buscadas em janeiro, incluindo números do Cadê?, as top 5 na categoria Ano Novo, Vida Nova foram: horóscopo, concursos públicos, empregos, franquias e gravidez. Já na categoria serviços, os usuários buscaram mais informações sobre o eDepartamento Estadual de Transportes (Detran), Receita Federal, INSS, IPVA e imóveis.
De acordo com levantamento do Ibope eRatings, os brasileiros também intensificaram a navegação em sites de informações e notícias ao longo de janeiro. No total, portais de serviços noticiosos receberam a visita de 3,2 milhões de usuários únicos, audiência 13% superior à registrada em dezembro. “Isso prova que as pessoas não estão mais se desligando tanto das notícias durante o período de férias”, analisa Coutinho.(segue)
Stella Fontes
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!