emarket cria blogs como estratégia de marketing e comunicação

13/10/2008

Criar e manter um blog pode ser um simples divertimento, pode ser uma forma de ampliar redes de relacionamentos, mas é também uma importante estratégia de marketing e comunicação. A cada dia é mais comum ouvirmos falar em blogs corporativos, que são sites mais informais dos que os institucionais.

Paulo Coelho e o marketing viral
O poder promocional da pirataria e os méritos artísticos dos blogs na internet serão alguns dos temas que serão tratados pelo escritor Paulo Coelho em seu discurso inaugural na Feira de Livros de Frankfurt esta semana. O brasileiro de 61 anos, responsável por títulos como O Alquimista e Onze minutos, está ganhando reputação de pioneiro digital, graças a sua adesão entusiasmada às mídias online.

Além de um blog pessoal, Paulo Coelho tem perfis espalhados por várias redes de relacionamento social. Ele utiliza a ferramenta de blogging móvel Twitter e regularmente envia vídeos ao YouTube. Há alguns anos ele começou a distribuir versões digitais de seus livros de graça na internet.

Ele é realmente um pioneiro do marketing viral.

Veja algumas respostas do guru publicadas no site do Jornal do Brasil:

– Por que você acha que vale a pena escrever um blog?
PC: Se você perguntasse aos monges da Idade Média o que pensavam de Gutemberg e da impressão, eles diriam ‘de que valem alguns livros impressos? Estamos aqui, desenhando cada letra com bela caligrafia. Isto é arte. Isto é sagrado, e o processo de impressão inventado por Gutemberg não quer dizer nada’. Acho que estamos na mesma situação hoje. As pessoas podem mostrar e expressar o que sentem, em imagens, textos e filmes. Todo mundo possui um potencial criativo, e a partir do momento em que você pode expressar esse potencial criativo, você começa a mudar o mundo.

– Mas você não teve o objetivo de tornar-se pioneiro digital.
PC: No início, era uma maneira de conseguir informações para escrever livros. Depois você sente que deve algo – que está recebendo, mas não dando. Então você começa a dar e percebe como é importante dar. Se você for a meu blog, encontrará muitas coisas gratuitas. E isso me faz vender menos ou mais livros? Ninguém sabe. Vou à Feira de Livros de Frankfurt para falar justamente disso. Não sei se vendo livros, mas sei que estou compartilhando minha alma. Essa é a meta de qualquer artista.

– Você está entusiasmado com a multimídia como alternativa aos livros?
PC: Como escritor, fico entusiasmado em viver tudo. Acabo de criar um filme com meus leitores. Durante um ano peguei um de meus livros, A Bruxa de Portobello, e disse aos leitores: ‘Vocês têm que escolher um personagem e fazer um filme com ele’. Mais de 6.000 pessoas participaram do concurso. Selecionei 15 delas e temos um filme fantástico.

– Por que você se interessa tanto por redes de relacionamentos sociais?
PC: Não é que eu esteja cansado de escrever livros. Mas acho instigante escrever para novas plataformas, porque isso desafia você a utilizar linguagens novas. É preciso ser direto. Eu sou muito direto em meus livros, mas, mesmo assim, a Internet tem uma estrutura de escrita diferente. E estou aprendendo. É isso o que me instiga. É como se eu estivesse num reino novo agora. Sem deixar de lado meus livros, estou expandindo meu universo.

A emarket, atenta as novas possibilidades e alternativas proporcionadas pela web, vem oferecendo a seus clientes novas opções de marketing, entre elas a criação e atualização de blogs, como forma de investir no relacionamento com públicos com grande interesse em assuntos relacionados a seus produtos/serviços.

Além do blog Publicidade na Web, editado pela emarket e que está no ar há mais de um ano, a agência criou 4 outros blogs para seus clientes nos últimos meses: Investimentos em açõesPós-graduação a distância  Dietas e Regimes, Moda Íntima, e o Glucose Rapid Spray.

Os blogs estão no ar há pouco tempo, mas já representam uma das principais fontes de audiência para os sites das empresas, pois todos já podem ser localizados facilmente no Google em pesquisas por diversas palavrs-chave relacionadas aos seus conteúdos. A audiência desses blogs tem variado entre 100 a 200 visitas diárias por aparecerem bem posicionados nos sites de busca, principalmente no Google, para diversas palavras-chave.

A idéia não é apenas divulgar os “produtos” das empresas, mas sim interagir com um público-alvo que tem interesse no que é tratado nos blogs. Os usuários de blogs estào se tornando formadores de opinião por causa da interatividade que rola no meio. Dessa forma, além de divulgar e informar o público, as empresas colhem resultados institucionais e também ficam conhecendo um pouco mais o seu cliente potencial.

Sites relacionados:
http://dietaseregimes.wordpress.com/

http://modaintima.wordpress.com/

http://energiaglicose.wordpress.com/
http://investimentosemacoes.wordpress.com/

http://posgraduacaoadistancia.wordpress.com/

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