Grupo Pão de Açúcar consolida estratégia de comércio eletrônico
21/02/2003
O Grupo Pão de Açúcar resolveu aprofundar a estratégia de comércio eletrônico, desde que desistiu da marca Amélia como braço para atuar no mundo virtual, e criou duas gerências para cuidar do Extra.com e do Pão de Açúcar.com. Jonas Antônio Ferreira, que era o gerente de comércio eletrônico e responsável pelas duas marcas do mundo virtual do grupo, agora se ocupará somente do Extra.com. Alexandre Luiz Lima será o gerente de operações do Pão de Açúcar.com
Com a divulgação dos resultados financeiros do grupo, que mostram uma receita bruta de R$ 11,7 bilhões e lucro líquido de R$ 245,1 milhões de reais em 2002, Jonas Ferreira apresentou alguns dados do desempenho do comércio eletrônico, sem no entanto revelar as receitas.
De acordo com ele, as vendas do Extra.com cresceram 105% em 2002, o que representou 3% das vendas de produtos eletroeletrônicos e informática da loja física. O valor médio das compras foi de R$ 520, 48% superior a dos pontos físicos (R$ 350). “O Extra.com é uma das cinco maiores lojas da rede e, em dezembro foi a maior”, afirma Ferreira.
No caso do Pão de Açúcar.com, o crescimento das vendas foi mais modesto, de apenas 17%. Mas o executivo, que no ano passado era responsável por esta operação, considera o desempenho bom, pois o setor de alimentos cresceu 5%, segundo o balanço do grupo. No supermercado online, o valor médio das compras é de R$ 290, 625% superior ao das lojas físicas (R$ 40 reais). (segue)
Ralphe Manzoni Jr.
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