O marketing dos próximos anos
A explosão de novas tecnologias está ampliando o campo de diferenciação relacionado à inovação, gerando novos modelos de negócios. Ao mesmo tempo, estas novas tecnologias estão cortando custos e diminuindo o tempo do ciclo de vida de produtos e serviços, bem como permitindo acelerar a capacidade de reação dos concorrentes.
As práticas de marketing dos próximos anos, sofrerão pressões e desafios do mercado, entre elas destacamos:
- Proliferação de ofertas no mercado, combinado a um lento crescimento;
- Maior transparência da cadeia de valor e estruturas de custo;
- Comoditização de ofertas (tendência de produtos e serviços possuírem atributos, qualidade e preços semelhantes);
- Internacionalização das empresas através da globalização das atividades de manufatura, vendas, administração, sourcing, etc., baseando se no critério de menor custo, dentro do nível de qualidade especificado;
- Desenvolvimento de marcas e comunicação globais, gerando grande economia em marketing e comunicação;
- Aceleração tecnológica e disseminação do conhecimento, abreviando ciclo de vida dos produtos.
- A Estratégia de Comunicação deverá estar mais voltada para os meios interativos e focada na acumulação de capital de relacionamento junto a seus clientes. O elemento crucial é a qualidade e profundidade nos relacionamentos.
As empresas não competirão com base nas assimetrias da informação, elas competirão com base nas interações e na administração das experiências dos clientes com seus produtos e serviços. O foco das organizações competitivas estará em fornecer soluções e serviços diferenciados e no relacionamento , não na transação.
As empresas vencedoras serão as mais preparadas para criar capital de relacionamento e interagir cada vez mais e melhor com seus clientes mais valiosos. Os novos modelos de negócio deverão focar o mercado e o consumidor, descobrindo qual a forma de negócio que o cliente quer, desenvolvendo e aperfeiçoando novas proposições de valor, de forma a atender estas expectativas. Trata-se de uma postura pró-ativa.
A única maneira de se atingir estas expectativas, é através da utilização da Tecnologia da Internet como ferramenta de comunicação, administração e planejamento. A tecnologia da Internet é uma ferramenta que propicia ofertar serviços diferenciados, que criam valor para os clientes, gerando lealdade e fidelidade. Permite criar novos modelos de negócio, acessar novos canais e desenvolver novos mercados. O site é o principal veículo dessa corrida competitiva, pois integra diferentes tecnologias.
Max Ribeiro – Administrador de Empresas e MBA Marketing FIA/FEA/USP. Atua no planejamento e atendimento de projetos de comunicação interativa e como consultor de marketing
Site: www.2getmarketing.com.br
e-mail: max2getmarketing.com.br
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!