Pesquisa revela detalhes sobre E-Commerce X Varejo Tradicional

08/10/2008

O Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados, anuncia dados da pesquisa E-Commerce x Varejo Tradicional: Perfis e Preferências dos Consumidores.

O estudo tem como objetivo avaliar o processo de escolha do canal de compra por parte dos consumidores, registrando-se tendências e hábitos, de forma a auxiliar no planejamento e execução de estratégias pelos executivos do varejo. Os dados estão baseados na investigação de três categorias de produtos: linha branca, áudio e vídeo e eletroportáteis.

De acordo com a apuração da E-bit Empresa, no primeiro semestre de 2008, as vendas on-line movimentaram R$ 3,8 bilhões, crescimento de 290% frente ao mesmo período de 2005.
 
“O bom desempenho registrado pela economia brasileira e a maior disponibilidade de crédito direto ao consumidor, entre 2005 e 2008, contribuíram para o aumento do poder de compra da população e, conseqüentemente, para o crescimento de outros canais de vendas, como o telecomércio e a internet”, avalia Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar.

A pesquisa também revela o comportamento de compra do consumidor em relação às seguintes questões:

– apesar da utilização da internet por 78% dos respondentes, menos de 5,8% utilizam este canal para realizar compras de eletrodomésticos, áudio e vídeo e eletroportáteis;
– por outro lado, destaca-se o hábito da negociação de preços ou de condição de pagamento em 85% dos respondentes, possível apenas no varejo tradicional;
– lojas especializadas e grandes redes foram citadas pelos consumidores como o canal de compras preferido;
– considerando que as categorias de produtos caracterizam-se por produtos encontrados em diferentes varejistas, 94% dos consumidores afirmaram pesquisar antes de efetuarem suas compras;
– outro aspecto importante é o uso do crediário na realização de compras. 58% dos entrevistados disseram já ter deixado de comprar algum bem por causa da taxa de juros elevada;
 – 44,1% dos consumidores de linha branca afirmaram preferir pagar suas compras com crediário, contra 33,5% de eletroportáteis e 42% de áudio e vídeo que preferem pagar com cartão de crédito.
– na escolha do local de compra, destacaram-se os seguintes atributos: condições de pagamento, prazo de entrega, atendimento, ambiente de loja e preço do produto.

O levantamento contou com a participação de 429 consumidores de linha branca, áudio e vídeo e eletroportáteis, da região sul da cidade de São Paulo, que já tivessem comprado pelo menos um produto dos segmentos relacionados.
 
Do total entrevistado, 42% enquadram-se nas classes sócio-econômicas B1 e B2; as mulheres foram responsáveis por 53% das respostas; 54% dos participantes possuem idade entre 21 e 40 anos; 58% declararam-se casados; 51% são trabalhadores com emprego formal; e 64% afirmaram ter moradia própria. Outras características da mostra são referentes aos 42% que informaram ser chefe de família, sendo que 37% têm ensino médio completo ou superior incompleto; e aos 70% dos respondentes que têm filhos, sendo que 58% têm dois ou três.

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