Pesquisadores querem saber por onde andam os vírus na Web
25/11/2002
Um pesquisador da Hewlett-Packard conseguiu achar uma forma de combater vírus além de utilizar um software específico para o tema. De acordo com Matthew Williamson, basta seguir os rastros virtuais dos arquivos maliciosos.
Durante a conferência sobre tecnologia da Universidade de Santa Fé (Novo México, EUA), o engenheiro afirmou que a própria característica dos vírus permite que eles sejam banidos da rede. Tudo porque os parasitas teimam em infectar outros computadores em poucos segundos. A tentativa de conectar outros PCs pela Internet em poucos instantes é via de regra para todos eles.
O Nimda é um caso típico. Mal foi pego por um usuário, o arquivo utiliza a conexão da Rede para pegar outras pessoas. Para bloquear este e outros tipos de vírus, basta limitar o número de conexões por minuto na Internet. Em poucas palavras, definir cotas.
Somente a tática de limites já alivia o número de internautas infectados. Pelo menos é o que Matthew Williamson promete. Bem como o que os números dos testes também confirmam. A teoria de Williamson é pretensiosa, os resultados da análise da Universidade de Santa Fé confirmam que 98% dos vírus podem ser banidos somente com a estratégia.
Alexandre Mandl
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!