Receio do internauta deve limitar a 30% expansão do varejo online
14/01/2004
O varejo online no Brasil deve crescer este ano cerca de 30%, para R$ 1,6 bilhão, desacelerando um pouco em relação ao ano passado porque a concorrência acirrada estimulará promoções freqüentes e porque os novos internautas tendem a gastar menos ainda receosos quanto à segurança da rede.
Em 2003, o faturamento do varejo online ficou entre R$ 1,2 e R$ 1,3 bilhão, com crescimento de 40%. O valor médio das compras pela Web em 2003 no país foi de R$ 300, considerado elevado pois é semelhante aos US$ 100 gastos pelos americanos.
“Seria mais saudável que o tíquete médio caísse, indicando uma penetração de uma parcela maior da população”, disse o presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Gastão Mattos. Em nota da Reuters, o executivo prevê crescimento este ano de até 50% na receita do setor, que tem cerca de 4 mil lojas.
Atualmente, apenas 10% dos 20 milhões de internautas brasileiros fazem compras online. “Ainda é um mercado em crescimento porque é um mercado novo. Temos ainda um potencial grande, há pessoas que estão na Internet e ainda não compram”, disse o diretor-geral do Submarino, Flavio Jansen. (segue)
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