5 dicas para otimizar o uso de palavras-chaves no SEO do site
Escolher as palavras-chave certas tem importância fundamental para a otimização e bom posicionamento do seu site nas buscas
O SEO (ou otimização para sites de busca) é uma das principais estratégias de marketing digital e, principalmente, uma das ações de melhor custo-benefício. Segundo dados da Serasa Experian, o Google é o buscador mais usado no Brasil com 94% das buscas feitas nele.
Mesmo com o crescente uso das redes sociais e aplicativos, os sites de busca são responsáveis por mais de 40% das vendas de e-commerce em todo mundo, segundo um estudo divulgado pela Custora.
Esses números impressionantes reforçam a importância de um site aparecer no Google para conquistar novos clientes. Aparecer no topo da busca para diferentes palavras-chave relacionadas ao seu negócio, à frente do seu concorrente e disponível para aquele cliente potencial que está procurando pelo seu produto, é uma estratégia de marketing hoje em dia considerada para qualquer tipo e porte de empresa.
O SEO pode ser definido como um conjunto de ações que vão indicar para o Google que um site é relevante para determinada palavra-chave e deve ser mostrado entre as primeiras posições nas buscas feitas pelos usuários.
Otimização do conteúdo
Um conteúdo rico e bem otimizado é imprescindível para o site ser considerado relevante para o Google. Dentro das tantas estratégias que fazem parte do SEO, a escolha e uso otimizado de palavras-chave no conteúdo é uma das principais para um site alcançar melhores resultados, aumentar o número de acessos e gerar mais leads e conversões.
Você sabe, por exemplo, como escolher as palavras-chave? Onde elas devem se situar em seu site? Quais são as métricas usadas para mensurar o índice de conversão e geração de leads? Como adequar as palavras-chave ao seu público?
Neste post, vamos dar dicas de SEO para você otimizar os textos do seu site utilizando palavras-chave corretas.
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Faça uma auditoria das palavras-chave em seu site
Faça uma auditoria de cada uma das páginas do seu site para identificar quais são as palavras-chave mais indicadas para delas. Para começar defina a palavra principal relacionada a cada página. Depois identifique variações dessa palavra-chave. Existem ferramentas voltadas para a pesquisa de palavras-chave que podem auxiliá-lo nessa tarefa, como o Google Keyword Planner e o KeywordSpy.
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Saiba onde posicionar as palavras-chave
Após identificar quais palavras-chave usar, procure colocá-las em pontos estratégicos de seu site. Para oferecer os resultados mais relevantes, use suas principais palavras-chave entre as primeiras 100-150 palavras do seu texto. Além de incluí-las no conteúdo, é importante que elas estejam presentes nos títulos, descrições, cabeçalhos, nomes de arquivos de imagem e URLs. Porém, evite usar as palavras-chave em locais em que elas não estejam alinhadas ao conteúdo, que precisa ter qualidade para ser considerado relevante.
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Verifique o desempenho das palavras-chave
Existe a possibilidade de você escolher palavras-chave que estejam relacionadas com o conteúdo, mas que não se mostram tão eficientes para gerar leads. Algumas delas recebem muitos cliques, mas não conseguem quaisquer conversões. Procure direcionar as palavras-chave para objetivos mais específicos.
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Opte por palavras-chave mais longas
Palavras-chave curtas, formadas por apenas uma ou duas palavras, são geralmente mais genéricas, enquanto as chamadas palavras-chave de cauda longa, formadas por três ou mais palavras, descrevem o seu conteúdo de forma mais específica e possibilitam uma busca mais personalizada. Palavras-chave de cauda longa também favorecem a segmentação de visitas no topo do funil e a atração de leads mais qualificados. Procure sempre recorrer a uma multiplicidade de palavras-chave, adicionando sinônimos, expressões de gíria, adjetivos e formas no plural.
Por exemplo, se você possui um pet shop especializado na venda de peixes, pode incluir palavras-chave recorrentes como “pet shop” ou “aquarismo”, mas terá muito mais chance de alcançar seu público-alvo se procurar especificar seu produto ou serviço. Incluir termos como “onde comprar peixes para aquário”, “peixes exóticos de água doce” e “peixes de água salgada”, por exemplo, aumenta as chances de ter um bom desempenho nos sites de busca, pois atende interesses mais específicos de seu público.
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Esteja atento ao seu público
Lembre-se de que o ponto mais importante para definir suas palavras-chave é descobrir especificamente o que seu público está buscando. Procure sempre testar variações de suas palavras-chave e observar aquelas que apresentam maior geração de leads e conversão. Também esteja atento às palavras-chave que os seus concorrentes utilizam e nas tendências do mercado.
Como você pôde notar, estratégias de SEO e a otimização das palavras-chave em um site se tornaram um assunto cada vez mais complexo. Por isso, em alguns casos de sites mais complexos, com grande quantidade de produtos e palavras-chave, contratar uma agência especializada em SEO é a melhor solução para conseguir melhores posições nos sites de busca. Com as palavras-chave corretas e um site bem otimizado, você logo começará a colher resultados, como uma melhor qualidade dos visitantes, maiores taxas de conversão e mais vendas para seu site.
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