6 etapas de uma estratégia de link building bem-sucedida
O Link Building é uma parte importante de uma estratégia de SEO e fundamental para impulsionar os resultados das buscas.
O SEO é a principal estratégia de marketing digital, seja para uma empresa grande ou pequena, que vende produtos ou oferece serviços. Além do SEO on page e do Marketing de Conteúdo, que já falamos antes, o link building é, definitivamente, uma estratégia fundamental de SEO.
Um dos fatores que o Google leva em conta para definir as posições nos resultados das buscas é a reputação e autoridade dos sites e ele avalia isso de acordo com os links que ele recebe. A melhor forma de conseguir links de qualidade é produzindo conteúdo relevante, assim, outras pessoas vão naturalmente compartilhar seus posts, fazendo referência ao seu site.
O Link Building é um dos aspectos mais importantes e desafiadores do marketing de busca. Esse processo é considerado a fase mais importante quando o objetivo é fazer as palavras-chave subirem nos resultados das buscas. Mas, atualmente, o link building parece ter um papel ainda maior do que apenas apoiar, manter ou melhorar os rankings das suas palavras-chave, já que pode ser utilizado também para influenciar outros aspectos do marketing online. Portanto, a “construção de links” deve ser parte de sua estratégia de crescimento. Mais do que acrescentar relevância para o seu site, links publicados em outros sites devem ajudar a gerar tráfego para o seu site diretamente.
Confira neste post as principais etapas de uma estratégia de link building bem-sucedida.
Mas antes entenda como o link building ajuda seu site a rankear bem nos sites de busca:
- O link building agrega valor à página para o qual o link está direcionado, permitindo-lhe melhorar a sua visibilidade nos motores de busca.
- Agrega valor também a todo o domínio, permitindo que cada página nesse melhore seu ranking.
- O texto do link (texto âncora) é uma indicação para o mecanismo de pesquisa do tópico do site e mais especificamente a página de recebimento.
- As pessoas clicam em links, resultando no chamado tráfego direto.
Link Building como parte de sua estratégia de crescimento
Já vimos que bons links vão ajudar suas páginas a classificar-se mais alto nos resultados de pesquisa do Google. Isso, no entanto, não é a única coisa que os links fazem. Backlinks também ajudam a obter mais tráfego (referência) para o seu site. Uma estratégia de link building deve levar em conta que a função dos links é enviar o usuário para páginas que poderá gostar. Agências de link building usam a estratégia para o crescimento do público do site colocando links em sites que realmente gerarão tráfego.
Um bom link building, em primeiro lugar, atrai tráfego para o seu site. Confira as fases dessa estratégia:
Passo 1: conheça seu público
Se você deseja aumentar a audiência do seu site, é preciso descobrir como expandir seu público ou como encontrar um novo target. Você deve, portanto, saber duas coisas: quem é o meu público no momento e quem é o meu público ideal. Adaptar o conteúdo do site para atingir este novo grupo de pessoas é importante, mas para alcançar esses públicos “novos”, links de outros sites apontando para o seu são importantes. Para começar faça uma pesquisa para conhecer seu público.
Passo 2: faça uma lista de sites que atraem a audiência desejada
Se você já sabe o perfil do seu público atual e o que deseja atingir, já pode começar a fazer uma lista de sites que poderiam ajudá-lo a alcançar essa nova segmentação. Encontre os sites que atraem esse tipo de público que você deseja atingir. Links desses sites podem ajudá-lo a alcançar novos visitantes para o seu site.
Passo 3: escreva conteúdo de qualidade
Para que outros sites divulguem seu conteúdo, ele deve, simplesmente, ser incrível. E, o mais importante, deve tratar de assuntos capazes de atrair a audiência de leitores ou consumidores que você está tentando atingir. Certifique-se de que seus posts e artigos estão bem estruturados e bem escritos.
Etapa 4: combine conteúdo com sites
Se você escreveu um post bacana para o seu blog, procure naquela lista da etapa 2, sites identificados com esse conteúdo e que possam publicá-lo. Se você tem uma abordagem de palavras chave de cauda longa, a quantidade de sites adequados à publicação será pequena. Faça um esforço para encontrar esses sites que realmente se encaixam no tópico específico do post do blog. Esses sites provavelmente estarão muito dispostos a publicar seu conteúdo por causa dessa identificação. Mais importante ainda, os visitantes que virão para o seu site através desse link estarão realmente interessados ??no tópico do seu artigo (possibilitando maior conversão e visitas periódicas).
Passo 5: prospectando links
Depois de escrever um bom post e encontrar sites que se encaixam no conteúdo dele, você deve entrar em contato para consultar a possibilidade de publicação. A primeira abordagem é oferecer um conteúdo como forma de colaborar com o site. Mas se isso não funcionar ofereça um exemplar do produto, quando isso for possível. Comente sobre a qualidade do produto. A maioria das pessoas ficará feliz em publicar o post se isso significar que o receberá de graça! Você pode usar o e-mail, mas em muitos casos o Twitter ou mesmo um telefonema é uma ótima maneira de entrar em contato. Certifique-se de chegar de forma pessoal, nunca envie e-mails automatizados.
Passo 6: use as mídias sociais
Se o seu conteúdo for original e bem estruturado, você poderá alcançar novos visitantes (e possíveis compartilhamentos de links) usando as mídias sociais também. Certifique-se de tweetar sobre o seu blog, envie posts para pessoas específicas que poderiam gostar do conteúdo. O Facebook também é uma ótima maneira de obter exposição para seus artigos. E quanto mais pessoas gostarem de compartilhar seus posts, mais links você poderá obter.
Conclusão: o link building é uma estratégia de crescimento
Uma boa estratégia de link building deve sempre ser destinada a trazer um público novo e interessado no seu site. Um efeito secundário (bem vindo) será então um ranking mais elevado no Google.
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