62% das pequenas e médias empresas da AL usam algum tipo de publicidade online
18/06/2012
Por Wilson Gotardello Filho
A pesquisa realizada pelo instituo Pyramid Research em parceria com a americana Google concluiu que mais da metade das pequenas e médias empresas latino-americanas investem em pelo menos um tipo de publicidade online.
O levantamento, que ouviu 3.600 empresas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México, apontou que 38% das empresas utilizam as ferramentas de busca para divulgação, 16% preferem os banners e displays e 8% as plataformas multimídia. Para Alexandre Hohagen, brasileiro que é diretor geral da Google na América Latina, os pequenos e médios empresários representam o principal mercado para a multinacional. “Estamos muito otimistas. Essas PMEs vão se transformar em grandes empresas e ser o motor da região”, disse Hohagen, durante a divulgação da pesquisa, nesta quinta-feira (15), em Buenos Aires.
De acordo com o executivo, a América Latina tem hoje cerca de 580 milhões de habitantes, mas apenas 200 milhões têm acesso à internet. Apesar do número de internautas ser proporcionalmente baixo, Hohagen afirma que esse não é o maior obstáculo da gigante na região. “O maior desafio da Google é fazer com que os pequenos e médios empresários entendam quais são as características e os benefícios da publicidade online”, diz ele.
A pesquisa apontou ainda que 86% das empresas da região têm um site, mas apenas 18% deles conta com plataforma de comércio eletrônico. No entanto, nesse sentido, as perspectives são positivas: 24% das empresas que não vendem pela rede pretendem implementar um sistema de pagamento virtual no prazo de seis a 18 meses. No Brasil, 25% das PMEs têm site com plataforma de vendas. “O nível de sofisticação de tecnologia da informação ainda é muito baixo na América Latina”, diz Hohagen.
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