7 dicas para preparar o seu e-commerce para a Black Friday
A Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro, a cada ano se torna ainda mais tradicional no Brasil. Considerada a grande data do varejo para os lojistas, muitos clientes acabam aguardando pelo dia para comprar produtos esperando encontrar a melhor promoção, condições de pagamentos e entrega.
Em um ano marcado pela tensão política, aumento do desemprego e o dólar cada dia mais caro, os clientes estarão ainda mais atentos e seletivos em suas compras. Para transformar a Black Friday em uma excelente oportunidade, é simples: planeje cada detalhe. Comece a ver tudo com antecedência, veja casos de sucesso em outras edições e inspire-se.
Aqui, preparei sete dicas para preparar o seu e-commerce ter sucesso nessa data:
1 – Comunicação visual
Uma das coisas que faz toda a diferença é uma comunicação 100% focada para a Black Friday. É importante customizar o site com o tema, acrescente banners que levem para uma categoria específica da promoção, selos nos produtos que realmente estão com um desconto real e ambientar as redes sociais utilizando a temática. Chamadas como “ainda dá tempo”, “última chance” e “só hoje” podem ajudar a encurtar a tomada de decisão do seu cliente.
2 – Marketing inteligente
É possível trabalhar com alguns produtos “iscas”, ou seja, produtos com descontos maiores e mais apelo. Explore todos seus canais de comunicação começando por preparar posts durante o dia para divulgar as promoções. A grande sacada é trabalhar bem sua base de clientes. O primeiro pode ser enviado às 00h01 e durante o dia segmentar a base e realizar outros disparos promocionais. Nesse dia, muitas lojas e grandes players vão comprar palavras chaves relacionadas à Black Friday, sendo assim, é importante estar com a campanha otimizada e ter alguém monitorando durante todo o dia para garantir a melhor performance. Além disso, se for fazer alguma ação em redes sociais que usam hashtags, aproveite e marque junto #blackfriday #blackfridaybrasil.
DICA NINJA: Caso queira impressionar o cliente, envie um cupom promocional físico para ele que só pode ser utilizado no dia do Black Friday, essa ação costuma trazer uma grande conversão.
3 – Estabilidade da loja
Confira se a plataforma está pronta ou vai oferecer algum plano de contingência para o dia do Black Friday. Caso vá fazer alguma ação pontual de grande volume de acesso, consulte sua plataforma ou equipe técnica para que seja tudo planejado e evite lentidões e quedas de servidores.
4 – Navegação amigável
Destaque as promoções e facilite o cliente a encontrar os produtos que procura. A boa navegação do cliente na sua loja vai fazer com que ele encontre e feche o pedido mais rápido, evitando a dispersão na hora da compra. Lembre que nesse dia os consumidores serão impactados por milhares de publicidades, ser rápido no fechamento do pedido é fundamental para não perder a venda.
5 – Estoque (Para vender é preciso ter produto)
Não esqueça de conferir o estoque e evite perder vendas porque acabaram seus produtos, principalmente seus produtos âncoras. Não deixe o cliente para a concorrência, basta uma compra bem sucedida em outra loja e seu cliente passará a fazer parte do banco de dados para futuras campanhas do seu concorrente.
6 – Preços e transparência
Não corra o risco de queimar sua marca subindo o preço de um produto e colocando descontos para vender pelo mesmo valor. Seja transparente e, mesmo que só faça promoção em alguns produtos para girar seu estoque, faça promoções reais. Se a margem é baixa, use a Black Friday para girar seu estoque e queimar produtos encalhados por condições imperdíveis e aumente seu banco de clientes para futuras campanhas.
7 – Cuidado com a entrega
O volume nas vendas é algo generalizado, sendo assim, veja com o fornecedor como ele irá operar e coloque um aviso para os clientes com os prazos de entrega. Esteja pronto para dar suporte caso as pessoas procurem informações sobre as entregas. Trabalhe para postar o quanto antes seus pedidos, surpreender os clientes e fazer um marketing positivo.
Artigo de Alfredo Soares, sócio e fundador da Xtech Commerce
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