Como otimizar a estratégia de Inbound Marketing da sua empresa
Confira técnicas de Inbound Marketing que podem qualificar sua estratégia de atração de clientes
O Inbound Marketing refere-se ao conjunto de estratégias que tornam o site e o produto de uma marca mais atrativos para internautas, mas faz isso sem recorrer à veiculação de propaganda tradicional como anúncios publicitários e banners que pipocam nas telas.
Tem como proposta central atrair clientes com conteúdo de qualidade e informativo, fazendo com que eles procurem de forma espontânea os serviços da sua empresa.
Suas técnicas, portanto, consistem em atrair a atenção das pessoas e iniciar com elas um processo de relacionamento duradouro e de confiança.
Para isso, o Inbound Marketing de uma empresa não fala sobre a empresa, mas demonstra quais são suas competências ao publicar conteúdo relevante e informativo na web, como notícias, posts para blogs, artigos, ebooks ou conduzindo webinars, por exemplo.
As etapas do Inbound Marketing
Resumidamente, as estratégias de Inbound Marketing seguem três passos:
- Atração: Ao invés de abordar com anúncio, prefira produzir e publicar, de maneira segmentada, conteúdos de relevância que possam interessar e informar um público-alvo ou as personas (perfis de potenciais clientes)
- Conversão: transformar os visitantes do seu site ou blog em leads, ou seja, pessoas que se interessam pelo serviço e fornecem dados para receber propostas e eventuais contatos.
- Venda: uma vez que o potencial cliente agora confia e respeita o serviço da empresa, é hora de aproveitar a oportunidade para iniciar novos negócios.
O produto do Inbound Marketing é o conteúdo relevante
Depois de planejar a estratégia, o passo seguinte é produzir conteúdo de valor para o público-alvo. Seja na forma de posts de blog ou artigos, o segredo é atrair usuários com potencial interesse no assunto oferecendo o mais importante: informação. Mas isso não é tudo.
Enquanto que posts para blogs e artigos tratam de informações pontuais, um eBook traz conteúdo mais aprofundado em forma de tutoriais, apostilas e material educativo. Da mesma forma os webinars, no qual um especialista da área se coloca à disposição para interagir com internautas e tirar suas dúvidas, possibilitando uma maior aproximação com a empresa. Ambos os casos geram leads, pois normalmente é preciso cadastrar dados para obter acesso a esse tipo de conteúdo rico.
Depois de produzir o conteúdo é preciso atrair público segmentado até o site. Veja algumas dicas de como fazer isso e impulsionar a sua estratégia de Inbound Marketing:
- Facebook: A rede social mais utilizada pelos internautas no mundo é um campo vasto para segmentar e atrair público qualificado para o seu site. Muito melhor do que oferecer produtos, disponibilizar conteúdo relevante na forma de artigos e e-books é a principal estratégia para não afugentar seu público nas mídias sociais. Para aumentar e também segmentar ainda mais o alcance da comunicação, é possível divulgar esse conteúdo através de anúncios no Facebook Ads.
- Linkedin: Por ser uma rede de profissionais que estão divididos em vários segmentos e grupos, o Linkedin é um ótimo canal para a veiculação precisa de conteúdo informativo. Se uma empresa oferece soluções de TI, por exemplo, ela pode ingressar com seu perfil em grupos de debate sobre computação, programação, software e hardware, por exemplo, e publicar artigos com foco nessa área. O importante aqui é evitar o spam, portanto o perfil no Linkedin deve ser ativo, se engajar em diálogos, mostrar participação, e não apenas publicar conteúdo a esmo.
- Assessoria de Comunicação: Outra forma de divulgação para atrair público qualificado até sua landing page é publicar releases e artigos em sites e blogs especializados, portais de conteúdo e agências de notícias, além de enviar para jornalistas especializados. Se o release ou artigo estiverem adequados, eles têm chance de serem republicados por grandes portais reconhecidos fazendo uma divulgação do site de forma mais abrangente e fortalecendo a imagem da empresa.
- SEO: Lembre sempre de otimizar bem o conteúdo que você deseja que seja localizado nas buscas. Seja o post, o artigo ou o próprio e-book, se for um conteúdo relevante e cumprir bem as técnicas de otimização on page, mais chances se ser encontrado pelos internautas no Google.
- Google Adwords: Normalmente associamos uma campanha de links patrocinados à divulgação de produtos ou serviços. Mas você sabe que além disso, as pessoas buscam principalmente informação no buscador. Por isso divulgar o seu e-book no Google e também nos sites parceiros da rede de Display.
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