UE vai recolher impostos sobre vendas pela Web
11/06/2003
Eles sobreviveram ao estouro da bolha da tecnologia, à desaceleração da economia mundial e a diversos vírus, mas agora os grupos internacionais de varejo via Internet podem ver seus lucros na Europa descarrilar por um dos mais velhos obstáculos aos negócios: impostos.
Em 1º de julho, entra em vigor uma nova diretiva da União Européia que requer que todas as empresas de Internet recolham imposto por valor adicionado (IVA) em todas as “vendas digitais”.
A lei impõe uma alíquota de 15% a 25% sobre determinadas transações na Internet, como os downloads de música e software, assinaturas mensais de provedores de acesso à Internet e quaisquer compras de produtos por meio de leilões online em qualquer um dos 15 países da União Européia.
O IVA não é novidade para algumas empresas de Internet. Os grupos europeus de Internet vêm cobrando esse imposto de seus usuários desde que foram criados. Mas seus rivais internacionais eram isentos, o que tornava as companhias estrangeiras uma escolha óbvia para os consumidores à procura de uma pechincha.
Reuters
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!