Como converter visitantes em clientes: 10 dicas eficazes para empurrar seu público ao longo do funil de vendas
Grande protagonista de mudanças revolucionárias no cenário mundial, a transformação digital traça um novo perfil de consumidor. As empresas, por sua vez, não podem perder a oportunidade de ter uma presença online. Hoje em dia, os sites, páginas de negócios e mídias sociais são quase tão importantes quanto as lojas físicas, tanto que ampliaram seu alcance e relevância.
O desafio para empresários e donos de negócios, então, é realizar ações específicas voltadas a empurrar os visitantes ao funil de conversão, gerando oportunidades de vendas, e, por fim, transformando este público em clientes potenciais ou regulares. Para isso existem algumas estratégias eficazes que incentivam os visitantes a realizar a ação desejada, aproximando-os da compra.
Ou seja, não basta ter presença na web – é preciso explorar todas as táticas para que a sua empresa consiga converter visitantes em clientes, pois certamente as vendas são o principal objetivo de qualquer o negócio.
10 dicas para converter visitantes em clientes
1. Invista em SEO para seu site
A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) deve ser planejada para que o site da sua empresa apareça nos primeiros lugares dos motores de busca quando os clientes precisarem de um serviço ou produto como os que você oferece.
A estratégia deve ser desenvolvida de forma eficaz desde o início em seu plano de ação. Tenha em mente que palavras-chave inseridas ao seu conteúdo fazem a diferença, mas se isso parece muito complicado, profissionais de marketing podem ajudá-lo a fazer as melhorias necessárias em suas páginas.
2. Use a linguagem de seus clientes
Quando as pessoas acessam o site da sua empresa ou a página do seu negócio depois de encontrá-la em uma pesquisa, elas estão pensando em seus problemas ou desejos, suas necessidades e como estão se sentindo. O seu conteúdo deve refletir as palavras e sentimentos de seus clientes.
Se você leva a sério a conversão de visitantes em clientes, certifique-se de que as primeiras palavras que eles lerem mostrem que você sabe exatamente como eles se sentem e entende seu problema ou desejo. Faça com que os visitantes se sintam vistos e ouvidos antes de começar a explicar por que você está orgulhoso do seu negócio.
3. Segmente seu público
Você deve saber desde o início a quem está direcionando e que tipo de mensagem funciona de acordo com seu tipo de cliente. Para isso, é importante diferenciar as características particulares do seu público.
Por exemplo, saber o sexo, idade e localização é essencial. No entanto, se você precisar se aprofundar, terá que identificar com precisão quais são seus interesses particulares, suas tendências de compra, seu segmento profissional e outros recursos que, associados às estratégias de SEO, podem fazer com que seus visitantes se transformem em clientes potenciais.
4. Crie um blog com conteúdo que realmente gere valor
Sem dúvida, um blog em seu site, com conteúdo sobre o seu negócio, é uma ótima maneira de aumentar o tráfego. Compartilhe regularmente artigos, notícias e mantenha o seu blog atualizado. Um conteúdo de qualidade que ofereça informações relevantes que realmente interessam ao visitante e possível cliente da sua empresa pode ajudar a atrair leads em seu site.
Portanto, não economize no planejamento: trata-se de uma etapa fundamental para assegurar que os temas abordados nos textos efetivamente vão atrair clientes. E, quando isso acontece, eles se sentirão mais inclinados a fornecer dados à marca, para que ela inicie o relacionamento e o caminho até a conversão.
5. Ofereça áreas para converter visitantes do site em clientes
De nada adianta um conteúdo rico e bem planejado se o visitante não encontra áreas de conversão nas suas páginas de negócio. É preciso disponibilizar campos visíveis para que o visitante se cadastre para receber e-books ou e-mails, entre em contato com a marca ou peça para ser contatado por um consultor de vendas.
6. Deixe sua página mais agradável aos visitantes
Pense no site da sua empresa como sua carta de apresentação ou o balcão de sua loja. Tente projetá-lo da maneira mais limpa e coerente possível. Lembre-se que deve ter continuidade, respeitar alguns padrões básicos de design e estar visível para todos os dispositivos.
7. Converta visitantes do site em clientes com prova social
Provas sociais, como depoimentos e estudos de caso de clientes, são essenciais para criar confiança e converter os visitantes do seu site. Apresente depoimentos de clientes em sua página inicial e páginas de vendas. Certifique-se de colocar estudos de caso ou páginas de feedback de clientes em locais fáceis de encontrar em sua navegação.
Você pode inserir comentários do Google em seu menu online ou como parte de suas páginas de produtos. Seja criativo ao compartilhar feedback. É a maneira mais rápida de criar confiança com clientes em potencial e começar a converter visitantes do site antes que eles saiam da sua página.
8. Comunique-se nas redes sociais
Hoje, integrar as redes sociais ao seu site ou página de negócios se tornou essencial para compartilhar conteúdo. Se for relevante para o seu público-alvo e envolvente o suficiente, você precisa oferecer aos seus seguidores uma maneira de compartilhá-lo de maneira rápida e fácil. Ser ativo nas redes sociais cria confiança com seu público e lhe dá a oportunidade de se comunicar diretamente com clientes em potencial.
9. Estabeleça um bom ritmo de e-mail marketing
Quando um visitante fornece dados em seu site, você pode criar um fluxo de nutrição que o conduza ao longo do processo de decisão, culminando na venda. Entretanto, é preciso planejar muito bem a sequência e a frequência destes e-mails marketing. Se alguém sentir que o conteúdo dos e-mails não é interessante ou que eles são muito frequentes, eles irão para a lixeira antes mesmo de serem abertos. Ou, então, serão retirados da lista.
10. Deixe claro o caminho para a conversão de visitantes em clientes
Sua estratégia de marketing deve sempre ter um caminho a seguir para os clientes, não importa onde eles estejam no processo de compra. Facilite para as pessoas darem o próximo passo, seja para encontrar mais informações, baixar um guia para entrar na sua lista de e-mail, fazer uma pergunta por meio de bate-papo ou fazer uma compra.
Embora o SEO seja um primeiro passo importante, converter visitantes do site em clientes pode levar mais do que clicar em sua página. Se você configurar um caminho claro, aumentará as conversões do seu site e fará mais vendas para clientes qualificados.
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