Varejo virtual crescerá pelo menos 45% em 2003
25/08/2003
À medida que as varejistas virtuais brasileiras acertam o passo no referente à qualidade de serviços prestados, a comunidade de consumidores se torna mais fortalecida. O amadurecimento das relações é refletido pelo aumento tanto na previsão de transações a serem realizadas durante o ano como no aumento do tíquete médio das compras, que de maio de 2002 a maio de 2003 cresceu 20% – de R$ 234 para R$ 289.
“As grandes varejistas já possuíam vasta experiência no que tange processos de logística e tiveram capacidade para desenvolver uma infra-estrutura de vendas via Web de forma eficiente”, acredita Gastão Mattos, presidente da Câmara-e.net, citando que o nível de satisfação dos clientes chegou a 86,5% em junho.
A oitava edição do relatório Web Shoppers, preparada pelo e-bit e Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, aposta em um comércio eletrônico 45% maior em 2003, em relação ao ano passado, o que representa cerca de R$ 1,2 bilhão. A previsão ganha respaldo com os resultados do primeiro semestre, que alcançaram a casa do meio bilhão de reais, enquanto em 2002, este número fechou em R$ 335 milhões.
“Na verdade, a estimativa é conservadora, uma vez que as oportunidades de crescimento são muito grandes”, acredita Mattos. A afirmação está baseada no fato do país apresentar 24 milhões de internautas, mas apenas 2,4 milhões de compradores virtuais no mês de junho. (segue)
Rafaella Gobara é repórter do ITWeb
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