Indústria da música cria licença internacional para difusão na web
12/112003
A indústria da música anunciou nesta terça-feira a criação de uma licença internacional para a radiodifusão online, esperando que a eliminação de barreiras facilite os serviços legais de música na internet. Hoje, as cadeias de rádio na internet têm de conseguir o aval de várias empresas concessionárias nacionais.
Emitir uma canção online para ouvintes europeus no continente, por exemplo, requer a obtenção de dezenas de licenças e permissões por parte da indústria. A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), organismo comercial que representa tanto os grandes selos fonográficos quanto as firmas independentes, espera que as empresas concessionárias de 30 a 40 países assinem o acordo para ter apenas uma licença no fim do ano.
“Basicamente, o que temos feito é dar às cadeias online facilidades para obter a licença de uma mesma sociedade, mas com validade para vários territórios”, afirmou Lauri Rechardt, assessora da IFPI.
O acordo é apenas para emissões em formato rádio. As empresas de internet terão que continuar solicitando licenças individuais para vender serviços permanentes de download de canções para seus clientes.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!