Jogos já são aceitos como ferramentas de e-learning
25/11/2003
Um estudo realizado pelo eLearning Brasil mostra que, pouco a pouco, os jogos educativos começam a ser vistos como interessantes ferramentas nas aplicações de ensino a distância. A pesquisa consultou empresas nos setores de educação (32%), tecnologia (15%), e-learning (15%), governo (12%), e treinamento (8%), entre outras.
Segundo o estudo, quase todos os entrevistados (98%) disseram acreditar que os jogos educativos estão mais adaptados com o mundo atual do que com o modelo tradicional utilizado na escola. Ainda assim, apenas 39% dizem já ter feito algum tipo de treinamento utilizando jogos como ferramentas de ensino, enquanto a maior parte nunca experimentou esse tipo de solução.
O aproveitamento ainda não está claro. Dos que já experimentaram esse tipo de treinamento, 46% afirmaram ter tido sucesso na retenção do conteúdo. Porém, 42% não ficaram satisfeitos com os resultados e 12% consideraram a aprendizagem mediana.
Finalmente, a pesquisa identificou as áreas em que os jogos educativos podem ser utilizados com mais eficiência. Do universo pesquisado, 24% apontaram na fixação de um conteúdo, 23% no incremento da motivação, 21% como método que permite a prática do que foi aprendido, 17% para descontração do aluno e apenas 15% para avaliação do aluno.
Site relacionado: www.elearningbrasil.com.br
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!