Problemas com lixo digital pode levar empresas a banirem e-mail
15/12/2003
Pesquisa da InsightExpress, a pedido da Symantec, revela o lixo digital pode levar o mercado corporativo a banir o e-mail como forma de correspondência. É o que consideram 42% das pequenas e médias empresas dos Estados Unidos.
O levantamento mostra a complexidade do problema com spams. Em função dos e-mails indesejados, metade dessas empresas está diposta a alterar todos os endereços eletrônicos corporativos.
Quase 55% dos entrevistados revelaram planos de instalar mecanismos nos servidores para filtrar os e-mails, permitindo a entrada apenas das mensagens aprovadas.
Em 32% das 500 organizações ouvidas já foram investidos recursos para diminuir o número de mensagens indesejadas por meio da elaboração de listas negras.
Na Europa, novas leis proibindo o envio dos e-mails indesejados, os chamados spam, entram em vigor nesta quinta-feira. A multa para empresas culpadas da prática pode chegar ao equivalente a R$ 20 mil.
A nova legislação torna um ato criminoso enviar e-mails ou mensagens de texto transmitidas por telefone celular a não ser que o destinatário tenha concordado antecipadamente em aceitar.
As empresas que continuam a enviar junk mail poderão ser condenadas a pagar multar alta e até ser processadas pelos destinatários das mensagens indesejáveis.
Mas as novas medidas não vão livrar as caixas postais virtuais da enxurrada de spam pois a grande maioria é gerada fora da União Européia e portanto está fora do alcance da legislação.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!