MCT e Movimento Brasil Competitivo lançam portal sobre inovação
04/05/2004
O empresariado nacional já pode contar com um importante instrumento de apoio e difusão da inovação tecnológica. O Ministério da Ciência e Tecnologia e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) lançaram na terça-feira, dia 4 de maio, em Brasília, o portal Mobilizar para Inovar.
O portal (www.inovar.org.br) vai facilitar o intercâmbio entre os vários setores da economia disponibilizando notícias, dados e informações para a utilização da inovação como ferramenta de competitividade.
Além do portal, o MBC assinou convênios para a instalação de quatro Núcleos de Difusão da Inovação Tecnológica na Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e São Paulo. Cada núcleo reunirá 40 empresas que vão trabalhar em parceria com universidades e institutos de pesquisa.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, ressaltou a importância das duas iniciativas para a criação de um ambiente capaz de transformar a pesquisa e a tecnologia em inovação de ponta. “A inovação precisa contaminar o Brasil neste esforço nacional pela retomada do ciclo de crescimento”, afirmou o ministro, acrescentando que a parceria entre todos os segmentos da sociedade organizada é pré-requisito para superar esse desafio.
Para Eduardo Campos, a criação dos Núcleos de Inovação vai de encontro à Lei de Inovação encaminhada ao Congresso Nacional na última quarta-feira. Ele informou, ainda, que esta semana irá ao Congresso Nacional acompanhado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, para pedir aos líderes partidários regime de urgência-urgentíssima para que o projeto possa ser votado.
O projeto de Lei da Inovação estabelece medidas de incentivo à pesquisa cientifica e à inovação tecnológica no país e cria mecanismos de gestão aplicáveis às instituições cientificas. O texto trata da venda de tecnologia, do acesso de empresas a recursos públicos para pesquisa, das parcerias de universidades e de institutos com companhias privadas e do fomento do governo à criação de novas tecnologias. O projeto de lei terá 90 dias para ser votado no Congresso. (segue)
Site relacionado: www.inovar.org.br
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!