Golpes de pishing na internet crescem 25% ao mês
29/11/2004
Analistas do Global Threat Command Team, na SurfControl, uma empresa de filtragem de e-mail e de sites, disseram que os ataques conhecidos como phishing (e-mails que fingem ser encaminhados por uma fonte legítima), estão se tornando cada vez mais sofisticados e aumentam em ritmo de entre 20 e 25% ao mês. Com a aproximação da temporada de compras de Natal, as organizações que combatem crimes digitais alertaram: os fraudadores online estão fazendo “hora extra”.
Os truques de phishing anteriores eram razoavelmente fáceis de detectar: a falsa mensagem continha muitos erros de ortografia ou as vítimas clicavam em links que as conduziam a sites simulados que tentavam parecer legítimos mas não tinham sucesso. Os novos truques, porém, são muito mais sofisticados e difíceis de identificar, porque os responsáveis pelos ataques agora usam empresas de spam (envio de e-mail comercial não solicitado), crackers, criadores de vírus e designers.
“É uma temporada em que as pessoas ficam muito vulneráveis a fraudes”, disse Susan Larson, presidente de contatos mundiais da SurfControl à Reuters. Em um dos ataques mais recentes, um e-mail de phishing alegando representar o eBay informava o usuário de uma compra realizada com o uso de sua conta no sistema PayPal de pagamento online.
O e-mail, que solicitava informações que poderiam ser usadas para roubar dinheiro de contas bancárias ou de cartão de crédito da vítima, era fraudulento.
Outras mensagens parecem inócuas, mas contribuem para o problema. Uma delas envia um cumprimento natalino de Papai Noel às crianças, em troca do registro de endereços de e-mail ou residenciais. (segue)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!