Há espaço para pequenas e médias no e-commerce
15/12/2004
Neste final de ano as principais lojas virtuais brasileiras têm muito que comemorar. O índice do varejo on-line, publicado pela e-Consulting e Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Camara-e.net, mede o volume das vendas on-line e mostra um crescimento de 40,6% nos últimos doze meses. Comparando apenas o 1º semestre de 2004 com o ano anterior, o crescimento é de 51%.
Os consumidores virtuais têm, cada vez mais, realizado suas compras pela rede. O público consumidor virtual, que em Janeiro de 2004 era de 2,4 milhões, já ultrapassa a casa dos 3,6 milhões. O comércio eletrônico no Brasil está em franco desenvolvimento.
Os principais produtos comercializados na Internet continuam sendo os CDs, DVDs e Livros, com mais de 50% das vendas, segundo pesquisa do e-Bit. Porém, com grandes lojas já consolidadas na internet brasileira, as pequenas e médias têm dificuldade de se estabelecer no comércio eletrônico.
Os Correios realizaram uma pesquisa em setembro de 2004, com os consumidores e visitantes do CorreiosNet Shopping, o portal de vendas on-line dos Correios, com o objetivo de identificar as categorias de produtos com maior interesse. O resultado foi surpreendente, ao mostrar categorias bastante diferenciadas, conforme indicou a pesquisa:
Bebês & Cia. – 10,96%
Artigos para Festa – 10,46%
Esotéricos – 10,15%
Eletrodomésticos – 9,83%
Cosméticos e Perfumaria – 5,05%
Turismo – 4,82%
Informática – 4,36%
Indústria e Negócios – 3,42%
Instrumentos Musicais – 3,42%
Animais e Artigos – 3,22%
Essa pesquisa mostra que existe espaço para as pequenas e médias empresas ampliarem seus negócios através da Internet, adotando uma política de venda de produtos diversificados. (segue)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!