FGV e Ibope eRatings analisam mercado digital brasileiro
[21/10]
O Ibope eRatings e a FGV anunciam nesta segunda-feira, dia 21, um acordo para analisar a concentração econômica, as estratégias de preços de provedores de acesso e conteúdo e o comportamento do consumidor brasileiro em comparação com outros países. Segundo o Ibope eRatings, os três projetos já estão em fase de coleta de dados e os primeiros relatórios devem estar prontos no segundo semestre do próximo ano.
De acordo com Arthur Barrionuevo, professor da EAESP-FGV e ex-chefe do departamento de economia da Escola, que vai coordenar o projeto ao lado de Daniel Motta, especialista na área acordos de comércio e organização industrial, a expectativa é despertar o interesse dos setores acadêmicos e corporativos para a importância e as particularidades das atividades econômicas no mercado de Internet. Ele destaca que a hipótese que será testada no primeiro projeto é a de que os mercados online, por terem menores barreiras de entrada para novas empresas, devem apresentar um grau de concentração inferior ao dos mercados off-line.
O tema do segundo projeto é o comportamento do consumidor na Internet, que será coordenado por Marcelo Coutinho, diretor de Análise do Ibope eRatings. Ele destaca que apesar de problemas com infra-estrutura e renda, o internauta brasileiro tem um comportamento bastante ativo na rede.
O terceiro projeto engloba uma investigação sobre as estratégias de mercado de provedores de acesso e provedores de conteúdo, englobando não apenas a audiência obtida por diferentes segmentos e empresas, mas também os preços e estratégias de vendas praticados pelas mesmas.
Fernanda Bottoni
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!