Publicidade na Net motiva compra do You Tube
Já é oficial. O motor de busca norte-americano Google comprou o YouTube (www.youtube.com), um serviço de vídeo online ainda pouco lucrativo mas já famoso, por 1,65 mil milhões de dólares (1,31 mil milhões de euros), pagos inteiramente em acções. Este negócio, o maior nos oito anos de história do motor de busca, é visto pelo Google como um veículo de marketing muito lucrativo devido à adesão crescente de espectadores e anunciantes ao meio Internet em detrimento da televisão. Segundo o Le Figaro, que cita o site da especialidade eMarketer, o mercado publicitário no sector da difusão de vídeos online deverá multiplicar-se por seis até 2010, chegando aos 1,8 mil milhões de euros, representando 10% da publicidade total na Internet. Mas para alguns analistas, este pode ser o início de uma gigantesca acção judicial para o Google, se a questão dos direitos de autor não for devidamente resolvida.
O YouTube vai manter a sua identidade (separada da do Google Vídeo), os seus 67 empregados, bem como os seus fundadores Chad Hurley, 29 anos, e Steve Chen, 27. A 30 de Setembro, o YouTube era responsável por 47% das visitas aos sites de vídeo, seguido pelo mesmo serviço no MySpace, de Rupert Murdoch, com 22%, e, em último, pelo Google Vídeo com uma quota de 11%.
Na véspera do anúncio do grande negócio, Google e YouTube fechavam parcerias. Assim, YouTube fechou com a Universal Group, Sony BMG e CBS e o Google com a Warner Music Group e Sony BMG.
“A equipa do YouTube construiu uma excitante e poderosa plataforma que complementa a missão do Google de organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”, disse o director do Google, Eric Schmidt. Além de que, acrescenta este co-fundador do motor de busca, “Hoje, somos parceiros naturais na oferta de serviços de entretenimento para os utilizadores, proprietários de conteúdos e anunciantes”. Também Chad Hurley e Steve Chan, que criaram o YouTube numa garagem na Califórnia (EUA), se disseram atraídos pela possibilidade da tecnologia Google permitir aos utilizadores escolherem os seus vídeos com mais precisão.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!