Comércio eletrônico atrai pequenas empresas locais
13/04/2007
Pequenos empresários de Rio Preto encontram no comércio eletrônico novo nicho de mercado que alia praticidade e comodidade para o cliente e corte de custos para a empresa. Em alguns casos, as vendas via internet representam mais da metade do faturamento.
A estratégia de negócios acompanha tendência nacional. Em 2006, as vendas via internet aumentaram 76% no País. Dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico mostram que existem 14,9 mil pequenas e médias companhias que usam a internet para vendas. Para o empresário Miguel Pereira da Silva, dono da microrio.com.br, o baixo custo para montar site de vendas, a expansão desse mercado, a redução de gastos com funcionários e o pequeno espaço físico necessário torna o negócio atrativo.
Em 2005, ele investiu cerca R$ 2 mil na criação da loja virtual que comercializa produtos de informática. As vendas virtuais são responsáveis hoje por 75% do faturamento da empresa. “Não tenho mais vendedores, minhas vendas são pela internet. A loja é para manutenção de máquinas.”
O gasto mensal para manter o site atualizado é de R$ 100. Além disso, ele investe em formas de atrair novos consumidores. “Planejo para o próximo mês a distribuição de span. Vou contratar empresa especializada que tem cadastro e encaminha a publicidade para clientes em potencial.”
Há dois meses o empresário Francisco Taveira abriu franquia da Cine Movie, em Rio Preto. As locações são feitas apenas via internet. O investimento foi de R$ 90 mil. O empresário não revela retorno financeiro, mas diz que as metas foram superadas. “Trabalhamos com a satisfação do cliente. Temos preço, comodidade e conforto”, diz. A empresa mantém apenas um funcionário e sistema de logística para entrega. “Não tem custos fixos altos o que nos torna mais competitivos.”
Nany Fadil
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