Crédito e pagamento deixam consumidores virtuais satisfeitos com compras
31/03/2008
Quando os internautas fazem compras na internet e ficam satisfeitos, fatores relacionados ao dinheiro são citados como motivos que fizeram a experiência de comprar virtualmente ter sido agradável.
De acordo com a pesquisa Observador Brasil 2008, realizada pela financeira Cetelem, para 86% dos clientes satisfeitos, foi a possibilidade de crédito que fez a compra ser bem sucedida, enquanto que, para 83%, foi a segurança na realização do pagamento que garantiu o bem-estar.
Os números, apesar de altos, estão atrás da variedade, qualidade e eficiência da entrega, entre outros itens. "O medo de pagar compras na internet diminuiu bastante, mas ainda é grande entre os brasileiros. Eu arrisco a dizer que, se as pessoas não tivessem tanto medo de usar o cartão de crédito nas compras virtuais, por exemplo, o crescimento nas vendas virtuais, que no ano passado foi de 55%, poderia ser de 70%", afirma o consultor da Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), Gastão Mattos.
Compras
A pesquisa revelou ainda que caiu – de 2006 para 2007 – a intenção dos internautas em pesquisar na internet antes de comprar produtos financeiros. No ano retrasado, 7% dos internautas tinham a intenção de fazer a pesquisa antes da comprar, mas em 2007 apenas 4% afirmaram ter a mesma intenção. O número é menor do que o de pessoas que afirmaram pesquisar viagens, livros, eletrodomésticos, carros, móveis e comidas antes da aquisição da mercadoria. Um estudo do Ibope revelou que os brasileiros fazem pesquisa na internet em busca de preços bons e informações mais detalhadas do produto antes de fechar a compra, seja em lojas virtuais ou físicas.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!