A história e as histórias da internet no País
28/06/2003
Depois da explosão da bolha da internet, nos perguntamos: o que de fato aconteceu? O livro Os Bastidores da Internet ajuda a digerir a breve história da internet no Brasil. História que mal começou, frisa o autor, Eduardo Vieira. Ele é jornalista e desde 1999 escreve sobre tecnologia da informação. Optou por fazer um livro-reportagem: entrevistou os principais personagens da internet no Brasil e soube desenvolver um texto fluido. O resultado é um relato capaz de expressar a paixão dos primeiros passos do mundo “ponto com”.
O primeiro capítulo conta como surgiu a internet no mundo e no Brasil.
Também fala das primeiras atividades comerciais na web – sites famosos como Yahoo! e Amazon.com. As histórias dos primeiros empreendedores brasileiros, no segundo capítulo, são uma leitura prazerosa. Porque aqui se fala de pessoas que enxergaram oportunidades, largaram seus empregos promissores e suaram para concretizar uma idéia. O desbravamento do mercado por Jack London, Aleksandar Mandic e Marcelo Lacerda abriu portas para a criação das primeiras grandes marcas brasileiras: ZipMail, Cadê? e UOL.
O capítulo seguinte foca a criação, avanço e tropeços do UOL. O capítulo A Invasão Estrangeira mostra que as empresas de outros países, como AOL e Starmedia, sofreram com as peculiaridades do mercado brasileiro.
O iG ganhou um capítulo a parte. O autor relata o impacto causado no mercado pela empresa, na qual poucas pessoas apostavam, e seu sucesso. Também discute sobre o repasse de dinheiro das telefônicas para o iG, tema bastante atual.
Após o episódio da euforia dos anos 98 e 99, é vez de comentar o estouro da “bolha”. Mas, se o desespero nas bolsas deixa um gosto amargo, esta obra busca reforçar o otimismo: mostra casos de sucesso no e-commerce, como o do site Submarino.com. “A época da sombra da morte acabou. O futuro vai ser brilhante”, afirma nas últimas páginas o publicitário Nizan Guanaes.
Serviço: Os Bastidores da Internet no Brasil, de Eduardo Vieira, ed. Manole, 286 págs., R$ 35.
Kátia Arima
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!