A Interatividade com o cliente em tempo real
08/10/2002 Não há dúvidas de que as empresas de internet não costumam poupar esforços no sentido de fortalecer o relacionamento com os clientes das mais variadas maneiras, desde o uso do instant message até o diálogo online em tempo real. Através de inúmeras pesquisas e experiências, oferecem um serviço de última geração, sendo este um fator importante para manter os clientes já estabelecidos.Mas deve-se ressaltar que a interatividade oferecida antecipadamente pode até representar um obstáculo para o cliente, podendo causar sua perda. De acordo com a Date Monitor, em 1999, as empresas dos Estados Unidos chegaram a perder um valor equivalente a 6,1 bilhões de dólares que poderiam ter lucrado se não tivessem oferecido um serviço ruim ou pouco funcional. Estas perdas ocorridas em todas as áreas são projetadas em 170,3 bilhões de dólares para o ano de 2004. Além disso, caso um serviço ao cliente, durante uma transação online, apresentar diversas irregularidades, o próprio cliente acaba desistindo do negócio, esta porcentagem também tende a alcançar 7,8%.É óbvio que um serviço abaixo da média não representa nenhum tipo de ajuda para os negócios. Mas até agora não se tinha uma noção exata de como este fator poderia prejudicar uma organização. Um número cada vez maior de empresas está se conscientizando que é necessária uma interatividade instantânea para aumentar o grau de lealdade dos clientes. E isto está se tornando um fator vital ao internet business.Atualmente, somente 3% dos sites de transação comercial estão oferecendo o serviço de chat em tempo real. Muitas empresas online estão introduzindo o CRM e contratando especialistas. É importante refletir sobre as ações necessárias para adequar a empresa de acordo com as preferências dos clientes e estabelecer a interatividade com eles. (segue)
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