A mídia social é uma tremenda oportunidade para os empreendedores

25/08/2009

Paul Henri Ferrand

Podemos chamar essa onda do Twitter de maluca ou inspiradora, mas uma coisa é certa: a mídia social mudou para sempre a maneira como fazemos negócios. Antes, a opinião do cliente importava, mas a comunicação era muito mais unilateral. Essa era passou. A reputação de sua organização está sendo formada e transformada, neste exato momento, conversa atrás de conversa pela mídia social, quer você faça parte dela ou não.

Para alguns, tudo isso pode parecer um tanto ameaçador, mas, embora os paradigmas tenham mudado, não quer dizer que a notícia seja ruim. Você se lembra de quanto custava atingir milhões de clientes e depois ter de determinar se fez diferença ou não? Hoje, com o simples clique de um botão, podemos nos conectar com nossos consumidores em tempo real.

Eis um grande exemplo: a Wiggly Wigglers. Há uma boa chance de que os amantes de jardinagem já tenham ouvido falar desta empresa. O que podem desconhecer, porém, é que se trata de um pequeno negócio familiar, com sede no Reino Unido e uma base de mais de 90 mil clientes no mundo inteiro. Eles desenvolveram sua reputação com o uso eficaz de podcasts semanais, de vídeos tutoriais e do Facebook. No passado, somente uma grande empresa seria capaz de arcar com os custos de produzir vídeos para serem compartilhados com clientes em potencial. Hoje, uma câmera portátil e um blog é tudo de que precisamos. A mídia social representa uma tremenda oportunidade para pequenas e médias empresas. Acredito que podem fazer uso da mídia social até para suplantar concorrentes de maior porte. Por onde começar? Não há uma única resposta, mas existem algumas formas diferentes de entrar na onda:

CONVERSAS MAIS ESTREITAS
Blogs são um ótimo canal. Engajam públicos importantes em conversas honestas e rápidas. Sim, é possível atrair comentários negativos — mas você pode reagir.

CRIAÇÃO DE RELACIONAMENTOS
Saiba em que canais os seus clientes estão conversando. O diálogo online é direto e pessoal e requer os níveis mais altos de transparência.

MÚLTIPLAS INTERAÇÕES, E NÃO APENAS UMA AÇÃO UNILATERAL
O marketing tradicional raramente funciona no mundo da mídia social, porque é desenvolvido a partir de uma conversa unilateral, e a mídia social diz respeito à interação.

LIDERANÇA NA MÍDIA SOCIAL
Com a agilidade característica das pequenas e médias empresas, estas podem dominar o terreno da mídia social antes que as grandes o façam — somente 12% das empresas incluídas na Fortune 500 mantêm um blog oficial!

Como a maioria das coisas, a única forma de conquistar a mídia digital é pular dentro dela. Pode estar aí a chave para você encontrar novos clientes, engajar os atuais, contratar pessoas e transformar sentimentos negativos em positivos, permitindo que o seu negócio prospere, independentemente do clima econômico.

Paul Henri Ferrand é vice-presidente Global de Marketing para Pequenas e Médias Empresas da Dell

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.