A situação do marketing digital segundo as Ad:Techs
11/08/2008
Dominic de Souza
No início do mês de junho, tive o prazer de estar presente no Miami Ad:tech, conferência sobre marketing digital, onde os melhores profissionais de marketing de toda a América reuniram-se para discutir negócios, fazerem novos contatos e aprofundarem seus conhecimentos no mercado publicitário. Ao assistir as palestras sobre os mais variados assuntos relacionados à publicidade digital, constatei que existem fatores que predominaram em todos os discursos e que irão direcionar o futuro do mercado publicitário:
Confiabilidade
Sempre costumo bater na mesma tecla quando digo que o mercado publicitário on-line carece de confiabilidade por parte dos investidores e no Ad:tech Miami isso ficou ainda mais claro. As agências deixaram transparecer as dificuldades que enfrentam ao tentar vender os anúncios, pois como nesse mercado existem inúmeros formatos e formas de se anunciar, tanto os sites como os clientes não conseguem definir o que comprar. Para mim, isso acontece porque a publicidade on-line ainda é um produto que está nas mãos de pessoas muito técnicas que, na ansiedade de mostrar que nesse mercado "tudo é possível", acabam confundindo ainda mais seus clientes na hora de escolherem um formato específico. Em relação aos resultados, as agências já sabem como obtê-los, porém, dão pouca atenção para a importância de se divulgar esses números, o que esconde os detalhes e a riqueza que essa mídia possui.
O poder dos Latino-americanos
Esse ponto é muito interessante para ser analisado, pois percebi que, quando se fala em e-commerce e publicidade on-line, os latino-americanos, sobretudo os brasileiros, têm um tratamento especial por parte do mercado. Alguns especialistas afirmaram durante o evento que para agradar o publico brasileiro é necessária muita criatividade, já que ele não se contenta com abordagens simplistas e modelos de propaganda tradicionais. Por isso, inovar deve estar sempre entre as primeiras metas das empresas e agências que pretendem anunciar em nosso mercado.
No caso do e-commerce, especificamente, estamos formando profissionais ímpares. Aos poucos se consolida o conceito de que se o vendedor consegue se adaptar ao ritmo frenético de mudanças existente aqui, ele está apto a atuar em qualquer lugar do mundo. Apesar de sermos flexíveis, somos também muito exigentes em relação aos negócios on-line, ou seja, queremos qualidade e menor preço, somados à criatividade na hora do atendimento.
A importância da tecnologia
Muitos especialistas deixaram claro que se o crescimento esperado se concretizar o mercado das publicidades on-line poderá sofrer um grande colapso. Caso os portais e as agências não se importem com o setor operacional, ou seja, realizarem investimentos nessa área, o mercado pode sofrer graves conseqüências. Atrasos na programação dos anúncios, formatos pouco criativos e dificuldades para "subir" a publicidade a tempo são cada vez mais comuns para aqueles que preferem operacionalizar suas publicidades por conta própria. A contratação de empresas especializadas nesse serviço é vista com bons olhos, pois trazem rápidos retornos para os investimentos. Formatos mais elaborados, serviços diferenciados para cada anúncio e elaboração de relatórios precisos são apenas algumas das vantagens oferecidas por empresas que atuam no mercado de AD Operations.
Outro ponto importante, que também está relacionado ao aumento exponencial na demanda pelos anúncios on-line no mundo, é que está cada vez mais difícil para os portais e agências encontrarem profissionais qualificados no mercado. A falta de especialistas para formular e entregar campanhas, desde o momento de sua criação até sua operacionalização, já é realidade e isso faz com que o salário dos profissionais que já atuam nesse ramo aumente consideravelmente. Em contrapartida, o Brasil, em especial, já exporta profissionais para outros países, pois a formação disponibilizada aos nossos especialistas já supera a qualidade oferecida em diversos outros mercados.
Espaço no mercado
É cada vez mais nítida a busca por espaços para a divulgação das empresas nas multi-plataformas disponíveis no mercado, como televisões à cabo, podcasts, internet e, principalmente, dispositivos móveis. Empresas que estão presentes nas mídias portáteis expandem sua área de atuação e, por isso, podem ampliar seu market share.
Em paralelo a isso, os grandes portais e agências ganham muito dinheiro com os anúncios on-line, mas não sabem otimizar seus resultados e, em muitos casos, não possuem profissionais à altura do crescimento do mercado, ou seja, especializados em todo o processo. Um bom exemplo são as agências que não têm profissionais treinados para o setor operacional dos anúncios. Existem também algumas empresas de operacionalização que não têm a menor idéia de como analisar a situação do mercado, algo que deve ser melhorado.
O aumento no número de convenções e eventos sobre publicidade on-line demonstra a preocupação do mercado por esse modelo de negócios. As marcas continuam competindo para estarem no topo e direcionam suas ações para fidelizar seus clientes cada vez mais, já que o relacionamento com uma empresa é um dos grandes fatores na hora de se comprar de um determinado produto.
Dominic de Souza é Country Manager da DQ&A, multinacional holandesa especializada em Ad Operations
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