Acesso sem fio à Web se populariza em Nova York
10/06/2003
Na superpovoada e diversificada cidade de Nova York, uma tecnologia invisível vem criando uma nova sensação de comunidade. Em uma cidade onde nada é barato, as redes de acesso sem fio à Internet vêm sendo compartilhadas entre vizinhos ou quem quer que esteja localizado a 100 metros do transmissor, gratuitamente.
A tecnologia conhecida como Wi-Fi pode ser usada gratuitamente por qualquer pessoa equipada com um laptop ou computador de mão dotado de um cartão projetado para receber sinais de rádio e que custa menos de US$ 100. Em um período de imensos cortes de orçamento, esses pontos de acesso gratuito estão se tornando um raro serviço público fornecido a vizinhos por alguns nova-iorquinos generosos.
Dustin Goodwin instalou seu transmissor Wi-Fi do lado de fora da janela de seu apartamento, em Nova York, dois anos atrás. O transmissor permite que vizinhos e pedestres se conectem ao provedor de acesso de alta velocidade à Internet que ele assina, o que permite às pessoas usarem a conexão gratuitamente.
“Tenho uma linha DSL em casa, e muito mais banda larga do que preciso, de modo que a compartilho com os vizinhos”, explica Goodwin. Ele ajudou a fundar a NYCWireless, uma organização em expansão que acredita no uso compartilhado do acesso sem fio à Internet, especialmente nos espaços públicos. O grupo estima que mais de mil pessoas usem sua rede ou seus “hot spots” gratuitos. (segue)
Reuters
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!