Além de diversão, blogs servem para divulgar trabalho
08/01/2008
A maioria das pessoas que acessam a internet já ouviram falar ou até já têm o seu blog, certo? Na edição de janeiro de GLOSS, nós publicamos uma matéria contando a história de gente que ganha uma grana com suas páginas pessoais e como isso pode virar o seu meio de trabalho ou uma forma de divulgá-lo.
Blogs são ótimas ferramentas para dar visibilidade ao seu trabalho, mesmo que o objetivo lá na frente não seja um emprego novo.
O maior blogueiro da internet, Edney Sousa, blogueiro do www.interney.net, era analista de sistemas quando começou o seu blog em 2001. Falando de tecnologia e comentando sobre as novidades do mercado de internet, ele alcançou dois milhões de usuários por mês e contrato com um grande portal. Largou o emprego e ganha mais do que quando era gerente.
O segredo? “Quando você escreve, tem que ser sério e buscar seu público-alvo. As pessoas sempre procuram referências na internet”, lembra Edney, que ganha com publicidade e comissões de empresas parceiras. Nem todo mundo emplaca como o blogueiro, mas é possível ganhar destaque na rede virtual com a ajuda de um blog.
Dicas para o seu blog virar um sucesso:
1) Invista num tema que você gosta e que renda assunto para servir como referência na web. Uma estudante de veterinária, por exemplo, pode criar um blog com dicas para quem tem bichinhos em casa.
2) Um blog pode servir também como portfolio para o seu trabalho, mesmo que você não seja da área de comunicação. Vale manter um mini-currículo nele. Currículos extensos e enormes, só se alguém solicitar No espaço do blog eles podem cansar o leitor.
3) Escreva com clareza, de preferência textos curtos.
4) Divulgue sua página em todos os espaços da web: nos sites especializados, no seu perfil e nas comunidades do Orkut, em listas de discussão e até na assinatura final do seu e-mail.
5) Se o objetivo é tornar seu endereço uma referência sobre o tema que aborda, escreva com freqüência – no mínimo, uma vez por semana. Páginas sem atualização costumam ser esquecidas e perdem espaço nas mídias de divulgação, como o Blogblogs e o Google.
6) Dependendo do objetivo do seu blog, vale a pena anunciá-lo em canais de busca, como o Google ou o Yahoo. Se você é um chef de cozinha que quer organizar jantares a domicílio, por exemplo, este serviço pode ajudar.
Por: Sandra Soares
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!