Anunciantes migram para marketing de influência social e sites de busca
10/03/2009
A agência especialista em marketing online Razorfish fez uma avaliação das preferências da sua carteira de clientes anunciantes online e gerou o estudo Digital Outlook Report 2009.
Este estudo permite observar que os investimentos em marketing online feitos pelos clientes da agência distribuídos no mundo todo estão divididos em diferentes estratégias. Mas o resultado do estudo informou também alguns movimentos nas preferências dos assinantes. Uma das principais conclusões do estudo é que os portais perderem 3% dos investimentos, em parte devido às crescentes oportunidades de aumento de audiência oferecidas por outros sites, mas principalmente porque os anunciantes estão buscando por nichos de clientes. Fora dos Estados Unidos o papel dos portais ainda é importante e os anunciantes mantêm investimentos na ordem de 26%.
A fatia maior dos investimentos em marketing em sites de busca, continua indo para o Google, com 72%. Entretando, informou a Razorfish, também os sites de busca estão sofrendo uma pressão generalizada agora que as verbas publicitárias estão menores e está se dando tanta importância à rentabilidade dos investimentos (ROI).
As redes sociais, em 2008, ficaram com 24% da verba publicitária. Segundo estimativas da agência, os investimentos deverão aumentar já que os anunciantes vão preferir exercer influência publicitaria através dos componentes sociais que mediante banners e outros formatos meramente publicitários.
Para Razorfish, o desenvolvimento do "social influence marketing", ou marketing de influência social, ou seja, obter resultados publicitários mediante ações interativas web 2.0, será um dos assuntos com maior evidência no futuro. O outro será o marketing móvel que continua em processo de formatação e desenvolvimento.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!