Audiência online e publicidade na web superam mídia tradicional
21/06/2011
Pela primeira vez, a audiência online chegou ao mesmo patamar que a das mídias tradicionais nos veículos brasileiros. É o que informa a pesquisa Oriella PR Network 2011, realizada no Brasil pela Vianews Comunicação Integrada.
Em 2010, 41,7% dos entrevistados brasileiros afirmavam que a imprensa e as emissoras geravam maior audiência que os veículos online. Já nesse ano, os números, apesar de apresentarem queda, estão empatados nas duas vertentes, ficando em 34,52%.
Esse otimismo em relação aos veículos eletrônicos é ainda apoiado pelos seguintes dados: no Brasil, em torno de 23,81% dos entrevistados só publicam conteúdo online. Uma das maneiras de aumentar o número de acessos é o conteúdo exclusivo. Por conta disso, 13,10% dos jornalistas colocam em torno de 60% de suas matérias novas apenas em portais, mesmo que o veículo também tenha publicações impressas ou ainda emissoras. Esses números apontam uma mudança clara do material jornalístico para os meios online.
Indo na contramão mundial, o Brasil apresenta um aumento visível na publicidade. De acordo com a pesquisa da Oriella, 27,38% dos entrevistados disseram que houve um aumento de até 10% na receita.
Segundo Pedro Cadina, o país vive esse fenômeno por estar economicamente estável. “Fora do Brasil ainda há uma retração do investimento em publicidade por causa da crise de 2008. No Brasil, esse momento não aconteceu. Fora que no Brasil o valor para se anunciar nas mídias tradicionais é altíssimo, o oposto dos demais países.”
“A mídia online não nasce aqui com essa diferença. E como nós adotamos tecnologia mais rápido e temos a mídia online consolidada, o anunciante vê no online uma ponte. Se ele põe um anúncio de celular com um ‘Clique aqui e compre o aparelho tal’ ele consegue mensurar na hora o retorno daquele anúncio. Já anunciando nas mídias tradicionais, o retorno acontece a médio e longo prazo”, explica.
Cadina reforça que essa transição é um caminho que abriu possibilidades para todos, tendo em vista que o investimento publicitário se moveu das mídias tradicionais para a internet. Segundo ele, o investimento em mídia online ainda é pequeno em relação ao bolo. “O grande barato é que a internet está trazendo para o mercado publicitário pequenas empresas que não tinham acesso a isso.”
Todos esses números atestam o crescimento da publicidade online. Segundo a pesquisa "Global Entertaiment and Media Outlook", a web terá mais publicidade do que os jornais em 2012 em todo o mundo. O levantamento, feito pela consultoria PwC, coloca o Brasil e a China na posição de futuros protagonistas da expansão da mídia e do entretenimento mundiais.
O estudo, que usou como base os dados de mercado de 48 países, verificou que a internet será a mídia que mais crescerá, com uma média anual de 13% de avanço. Devido a isso, a verba publicitária que será destinada aos veículo online será proporcionalmente maior do que a que seria reservada aos jornais.
No mundo, a publicidade online movimentou um total de US$ 70,5 bilhões em 2010. Neste ano, a estimativa é que essa quantia suba para US$ 80,1 bilhões e em 2015, chegue a US$ 129,9 bilhões. De acordo com a pesquisa, isso fará com que a publicidade na internet ultrapasse a dos jornais, que movimentaram no ano passado US$ 87,3 bilhões em todo o mundo.
O Brasil se tornará o sétimo maior mercado de publicidade do mundo até 2014, ultrapassando países como Itália, Coreia do Sul e Canadá.
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