Banda larga começa a ser instalada nas escolas em 2004
24/11/2003
A expectativa do secretário de Telecomunicações, do Ministério das Comunicações, Pedro Jaime Ziller, é de que o novo serviço de banda larga, que vai utilizar recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), comece a ser instalado nas escolas do país no quarto trimestre do ano que vem. O governo pretende, a princípio, lançar os editais para a concessão do novo serviço no final de março ou início de abril.
A universalização do serviço, afirmou Ziller, deverá ser feita em 4 ou 5 anos. No total, as 190 mil escolas públicas do país vão contar com o serviço de banda larga, que vai permitir o acesso a internet em alta velocidade. Para prestar o serviço, a empresa poderá usar satélites, redes de telefonia fixa ou móvel. Segundo ele, não importa o meio que a concessionária vai usar para levar o serviço para as escolas.
Pedro Jaime disse também que primeiro deverá ser feita somente a licitação do novo serviço para as concessionárias. Somente depois de cinco anos, o mercado deverá ser aberto para as empresas autorizadas, que não terão obrigações de universalização, mas também não terão direito aos recursos do Fust.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!