Blogs disputam espaço com mídias tradicionais
27/10/2008
O número de brasileiros que acessaram blogs em setembro fechou em 12,3 milhões de pessoas, um pouco menor que em agosto que chegou a 12,8 milhões. O perfil da audiência dos blogs é majoritariamente adolescente: 60,6% navegam por esse tipo de sites. Entre adultos de 35 a 49 anos, o número cai para 47,2%.
A diferença é que o público adulto navega por blogs através da página principal de grandes portais e de jornalistas conhecidos do grande público enquanto os adolescentes preferem blogs fora da grande mídia e chegam, na maioria das vezes, ao conteúdo, por meio de buscadores na internet.
NOs EUA, a campanha para a eleição presidencial de 4 de novembro provocou níveis recordes de visitas a blogs políticos e sites independentes. A ComScore Inc, com sede na Virgínia (leste), anunciou que blogs e páginas na web não associados a um grande veículo de comunicação experimentaram, em setembro, enorme aumento no número de visitas, em relação a um ano antes. "A cada novo ciclo eleitoral, a Internet desempenha um papel mais significativo em determinar as notícias do dia, que são cruciais para criar opinião pública sobre temas e candidatos", comentou Andrew Lipsman, analista da ComScore.
"Os blogs se tornaram uma forma de comunicação tão penetrante e influente que as linhas que os separavam da mídia tradicional praticamente desapareceram", afirma um artigo do site eMarketer, apontando como base dados de uma pesquisa feita em agosto pelo Technorati, motor de busca de Internet especializado em blogs.
Segundo outros dados da ComScore Media Metrix, blogs norte-americanos tiveram 77 milhões de visitantes únicos em agosto de 2008, contra 75,1 milhões de visitas ao MySpace e 41 milhões ao Facebook. Em julho, o top 10 de sites de entretenimento da ComScore tinha quatro blogs. Outro dado importante da pesquisa aponta que 34% dos blogueiros no mundo falam de experiências pessoais com produtos ou marcas e 37% freqüentemente incluem resenhas de produtos em seus blogs. Atentas a isso tudo as empresas passaram a atuar. A mesma pesquisa indicou também que 1/3 dos participantes foram contactados por alguma empresa para divulgar produtos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!