Carrefour estréia no comércio eletrônico em novembro
28/06/2007
Em novembro, a rede Carrefour marca sua estréia no comércio eletrônico com a oferta de pacotes turísticos, enquanto finaliza sua estratégia para entrar no varejo online no início de 2008.
A oferta de pacotes de viagens, por meio da divisão Carrefour Turismo, conta com a base operacional da operadora CVC e a plataforma de e-commerce da multinacional Amadeus, empresa especializada em sistemas para o mercado de viagens e turismo.
Usar um dos segmentos mais rentáveis do e-commerce brasileiro como ingresso no comércio eletrônico também é um reflexo da expansão do Carrefour Turismo, que se deu há pouco mais de um ano. Atualmente, a rede conta com 24 lojas em 15 cidades. Este ano, o número deverá subir para 54 e até 2009, a meta é chegar a 116 lojas no País.
“O negócio de turismo caminha com as suas próprias pernas. E estamos fechando toda a plataforma de serviços para um cliente que procura cada vez mais a internet neste setor”, avalia Alexandre Ribeiro, diretor de serviços do Carrefour.
A ampliação das vendas online tem sido estudada com cautela pelo grupo, que hoje possui operações de e-commerce na França e na Espanha. Seguindo a estratégia adotada na Europa, o Carrefour não sinaliza o desejo de concorrer com redes como Pão de Açúcar e Sonda, na área de supermercados online.
“As operações de e-commerce no setor alimentício se mostraram complexas, traumáticas e nem sempre rentáveis”, avalia Ribeiro. “Os produtos exigem transporte específico e, na maioria dos mercados, as pessoas não estão dispostas a pagar por isso.”
Atualmente, a rede finaliza os estudos sobre os segmentos onde as vendas online estão mais amadurecidas como itens de bazar, eletrodomésticos e informática. “Se falarmos que não queremos fazer aventuras no mercado virtual seria coerente iniciar as vendas nestas categorias, que hoje representam 70% do mercado online País”, explica o diretor de serviços.
Com um faturamento de 12,9 bilhões de reais em 2006, o grupo Carrefour conta com 112 hipermercados, 35 supermercados, 260 lojas Dia%, 34 da rede Atacadão e 12 Centros de Distribuição no País.
Por Daniela Braun, do IDG Now!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!