Cases mostram potencial da Web 2.0 a executivos
15/07/2008
A divulgação de produtos ou serviços através de publicidade na Internet ainda gera desconfiança em grande parte dos executivos, mas os resultados desse investimento são cada vez mais claros. Atualmente, as companhias já criam campanhas publicitárias exclusivas para o meio digital, fazem análises do potencial do mercado virtual e usam ferramentas de colaboração para interagir com seus clientes. As conclusões integram a pesquisa “Análise de Redes Sociais”, realizada pelo IBOPE Inteligência, divulgada nesta terça-feira.
A empresa de chocolates, Cadbury, por exemplo, reintroduziu no mercado uma “marca que estava inativa e utilizou o Facebook para fazer alarde”, diz a pesquisa. Segundo ela, cerca de 14 mil internautas entraram na comunidade quase simultaneamente e, desde então, a “aceitação ao chocolate vem superando as expectativas do departamento de marketing da empresa”.
O lançamento de campanhas em um ambiente colaborativo leva benefícios a diversos segmentos da economia. No Brasil, o HSBC lançou, em 2007, uma campanha que relacionava personalidade e postura de seus clientes a seus perfis ao lidar com dinheiro. A versão online da publicidade incentivava os usuários a fazerem comentários e outras ações, como o envio de cartões a amigos, por exemplo. Segundo o banco, em 115 dias de campanha foram obtidos 2 milhões acessos ao site. O HSBC também mediu resultados “espontâneos” relacionados à campanha: foram obtidos mais de 12 mil resultados, que incluem menções em blogs, vídeos no YouTube, comunidades no Orkut, etc. Esta medição oferecia os parâmetros do que estava funcionando ou do que seria interessante mudar.
A pesquisa do IBOPE cita também empresas que fazem um trabalho de “monitoramento” de suas marcas nas redes sociais, caso da Nike e do Boticário, entre outras. A intenção dessas companhias é determinar estratégias com base nas discussões dos clientes. Informações sobre os porquês de usuários que afirmam amar ou odiar determinados produtos também são levados em consideração. De acordo com o IBOPE, “a primeira comunidade relacionada ao Toddynho no Orkut contava com 111 mil pessoas em meados de maio; a dos fãs da Skol tinha 627 mil usuários na mesma época”.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!