CEG e CEG RIO economizam até 15% em compras
18/02/2005
Há dois anos a CEG e a CEG Rio, que abastecem com gás canalizado 673 mil clientes do Rio de Janeiro, realizavam seus leilões reversos eletronicamente com a tecnologia fornecida por dois portais espanhóis. Na época todos os leilões eletrônicos realizados para as empresas do grupo e os custos eram assumidos pelo Grupo Gás Natural na Espanha, operador técnico das companhias e um dos maiores grupos de gás do mundo. No final de 2003, as companhias passaram a assumir toda a responsabilidade pela realização dos seus leilões.
Diante do novo cenário, iniciaram uma pesquisa no mercado para encontrar o parceiro nacional que oferecesse tecnologia aliada à metodologia de sourcing, ou seja, inteligência em compras necessária para a realização dos leilões reversos no país. A CEG avaliou durante um mês as empresas do mercado e escolheu o Mercado Eletrônico (www.me.com.br) para produzir seus processos.
A parceria teve início -se em março de 2004 e, nos últimos nove meses, já foram realizados cinco leilões reversos para a compra de itens como tubos de cobre e polietileno, válvulas de aço, medidores de gás, reguladores de pressão, entre outros, que deram a CEG uma economia, em média, de até 15% no preço final do volume total de compras.
No ano passado cerca de 30% do volume de compras de materiais anuais da CEG e CEG Rio foi transacionado via leilão reverso. “Com a realização dos leilões reversos temos maior economia, ganhamos em tempo e na transparência dos processos. Além disso, o custo de cada leilão se dissolve no percentual economizado pela companhia durante a transação”, afirma o especialista em planejamento de compras da CEG, Ewerton Costa Guimarães. (segue)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!