Comércio eletrônico está em alta: saiba como abrir um negócio na internet

20/06/2011

Pequenas e microempresas podem investir na internet e conquistar novos clientes. É que o comércio eletrônico está em alta entre os consumidores. Mas nem todos sabem o caminho que é preciso trilhar para montar um site.

Em vez de abrir um espaço físico para o seu negócio, o empresário Guilherme Silveira (foto 1), de 26 anos, resolveu apostar no comércio eletrônico.

“Tem uma série de vantagens, a praticidade é muito grande. Eu não preciso me deslocar ao trabalho todo dia. Eu simplesmente levanto da cama e sento na frente do computador e começo a trabalhar. Eu tenho aproximadamente 300 produtos e funciona muito simples: você faz o pagamento pelo próprio site e a entrega é feita pelos Correios e tem a vantagem de atender a todo o Brasil. Está valendo muito a pena, tivemos um Dia dos Namorados muito bom e a gente só tem a crescer. Até porque minha propaganda é 100% na internet, principalmente em mídias sociais, como Facebook e Twitter, que, no Brasil, são muito fortes e é algo que se deve investir”, afirma o empresário, que abriu o seu negócio na internet há um ano.

Guilherme Silveira fez tudo por conta própria, mas existe também a opção de buscar orientações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para abrir um negócio no mundo digital.

“Hoje, toda a nossa orientação é baseada pela internet através do programa ‘Conecte o seu negócio’. Também estamos lançando uma parceria com o Google e a Yola com site de domínio gratuito em que você pdoe criar o seu próprio site. Temos também oficinas de como montar seu site e sua loja virtual, além disso a orientação de consultoria e de aconselhamento”, afirma a analista de orientação empresarial do Sebrae, Conceição Moraes (foto 2).

Ela diz que qualquer pessoa pode abrir um negócio na internet. “O detalhe é a abordagem em que esse canal, esse espaço vai ser utilizado. Existem pessoas que vão usar a internet para se comunicar com os clientes para dizer que existem. Outros vão estar efetivamente fazendo um comércio eletrônico, outros fechando propostas e outros montando um catálogo virtual da sua atividade ou do seu serviço. Então, o importante é conhecer o seu produto e conhecer o público que você atua para, a partir disso, saber como se posicionar”, ensina.

 

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