Como ter destaque no e-commerce de nicho
*Por Juliano Souza
Com dados sempre positivos, o e-commerce no Brasil está em forte amadurecimento, com média de 30% de crescimento a cada ano e, segundo o e-bit, com mais de nove milhões de pessoas passando a utilizar as lojas virtuais.
De tão instigante, pequenos e médios empreendedores têm apostado nesse negócio, embora, frente a grandes varejistas, destacar-se pareça ser um desafio. De fato, os desafios existem, porém a atuação em nichos de mercado pode ser o grande trunfo para quem está começando e a oportunidade ideal para sair à frente dos grandes players.
Para começar a pensar em ser a loja virtual top do seu público, é preciso empenho e dedicação, afinal estamos falando de segmentos e é preciso ser vasto nessa questão. Por isso, vá além do básico, conheça as reais necessidades dessa fração e não se limite ao mais usual; tenha produtos que outros lugares não teriam, buscando parceiros que possam contribuir para os negócios.
Outra sugestão relevante para o bom desempenho da loja na web é a logística. Esse elemento é um dos que mais atribuem prestígio ao varejista, seja ele grande ou pequeno, portanto é importante investir na infraestrutura, planejar e controlar todo o processo desde a compra até a entrega, fazendo com que essas informações sejam de fácil acesso do consumidor. Em qualquer área é preciso cumprir metas e prazos, e isso se torna ainda mais relevante quando se busca crescimento.
Aliás, nada de pensar que o mundo é pequeno. Quando se trata de internet, nada é pequeno ou efêmero. Ter um e-commerce especializado nesse universo é crucial, pois há muitos perfis de pessoas na rede que poderão encontrar sua loja em qualquer parte do mundo.
E se tratando de visualizações e visitações, é preciso construir a presença digital. Não pense que um simples site é suficiente, não adianta criar algo estático, sem identidade e interatividade. É preciso chamar atenção pelos pequenos detalhes, o que inclui o conteúdo, a gramática e a riqueza de informações sobre os produtos e operações do e-commerce. E, para quem pretende atender a outros países, é preciso empregar um segundo idioma no site.
Outro ponto que pode trazer prosperidade para a loja são os investimentos e empenhos na divulgação. É preciso conhecer os mecanismos de busca, SEO e planejar a atuação nas redes sociais. A interatividade é de extrema importância, conversar com seus consumidores é a oportunidade ideal para que seu e-commerce se propague e seja conhecido mesmo por aqueles que não pertencem ao público- alvo. Utilize a rede a seu favor, provoque engajamento, conheça as métricas do marketing e atenda seu público com exclusividade.
A fim de que essas etapas sejam cumpridas, o ideal é não investir somente em valores, mas, principalmente, em tempo, com o objetivo de que a loja se destaque pela perfeição ou busca dela. E quanto aos erros, sem dúvida, todo processo de aperfeiçoamento inclui alguns problemas, mas eles não devem se repetir, por isso atenção e cuidado são palavras-chaves.
Estar na internet não é barato. É necessário investir, é preciso ter metas, a pequeno, médio e longo prazo. Tendo todo o processo alinhado, o sucesso pairará sobre a sua loja virtual.
Então, esteja certo sobre seu modelo de negócio e, para se destacar, pense sempre em seus consumidores, pois eles são o topo de todo o seu trabalho e o foco de todas as estratégias.
*Juliano Souza é gerente de marketing da Giuliana Flores, loja virtual de flores, arranjos, cestas e presentes
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