Computador ajuda cegos a ler e navegar pela internet
05/04/2004
Pesquisadores de universidades no Arizona e em Ohio, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma tecnologia revolucionária: um assistente computadorizado que irá ajudar deficientes visuais a ler livros, acessar páginas da Web, reconhecer rostos e orientar-se em locais que lhe são estranhos.
Trata-se do Icare, sistema portátil composto por um laptop guardado em uma mochila, um microfone e uma câmera montada em um par de óculos, que converte as imagens capturadas em mensagens verbais, transmitidas ao seu dono, através de um fone de ouvido.
A engenhoca pode ser programada também para fornecer informações ininterruptas ou responder a perguntas como “o que está na minha frente?” ou “quem acaba de entrar na sala?”. Os textos são pronunciados em voz sintética pelo “leitor” do Icare. (segue)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!