Confira os benefícios do marketing digital para startups
O marketing digital apresenta diversos ganhos para qualquer tipo de empresa, independentemente do segmento ou porte. Ainda mais em tempos de pós-pandemia, no qual as vendas pela internet cresceram mais de 100%. Contudo, os benefícios do marketing digital para startups são ainda mais recompensadores do que para os demais negócios.
De origem no inglês, o termo startup significa “empresa iniciante”, mas sua principal definição está atrelada à capacidade de criar novos modelos comerciais. Na maior parte dos casos, uma startup reúne três características:
- escalável (pode expandir os rendimentos sem ampliar os custos na mesma proporção);
- disruptiva (inovadora, apresenta algo inédito que modifica o mercado e o consumo)
- repetível (capaz de entregar o mesmo serviço a um número ilimitado de clientes).
Por que as startups devem investir no marketing digital
No Brasil, o mercado de startup já somava mais de 10 mil organizações em 2019, segundo a Abstartups (Associação Brasileira de Startups). Aliás, algumas empresas brasileiras desse modelo são um sucesso surpreendente, como é o caso da Nubank e do IFood.
Temos ainda os exemplos internacionais como o Google, o Facebook e a Amazon. E o que todas elas têm em comum? Um forte investimento no marketing digital!
As técnicas de publicidade online contribuem para lançar e posicionar um negócio de uma forma mais barata e abrangente do que as vertentes publicitárias do offline. Isso é ainda mais fundamental para uma startup que normalmente tem um orçamento limitado. Através de campanhas de marketing na internet é possível atingir o púbico alvo de forma segmentada e de diferentes maneiras, seja no início o topo do funil ou em uma posição de concretização de negócio.
As vantagens do marketing digital para startups são muitas:
Chance de testar e mensurar as estratégias
O marketing digital para startups possibilita rastrear os passos dos usuários nas mídias da empresa. Assim, é possível aproveitar melhor as ações de persuasão, tomando como base aquilo que o internauta busca e se interessa.
Mas, além de orientar as táticas publicitárias, esses dados podem funcionar como diretrizes para o próprio core business. Ou seja, uma startup de alimentação, por exemplo, pode saber se o público prefere comida saudável, japonesa ou vegana. Assim, o esforço de tecnologia pode ser mais focado. Em outras palavras, os gestores enxergam as oportunidades com mais clareza com base nos downloads, curtidas, compartilhamentos, comentários, cliques, etc.
Esses registros dão mais respaldo para os novos investimentos. Segundo a CNI (Confederação Nacional das Indústrias), 83% das empresas precisarão de mais inovação no pós-pandemia. Nesse contexto, entregar ousadia sem tirar os pés no chão fará toda a diferença.
Visibilidade nos buscadores
Para as startups, assim como para qualquer empresa de qualquer segmento, é importante para garantir uma boa posição no ranking de buscadores como Google, Bing e outros. Isso é possível através de técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas).
Quando o negócio aparece melhor posicionado nos sites de busca, fica mais simples aumentar o tráfego do site. Com a quarentena, os consumidores estão passando mais tempo na internet, mas também há muito mais concorrência nesse ambiente.
Para se ter uma ideia, surgiu até uma expressão para identificar as startups que nasceram durante o isolamento social do coronavírus: as quarenteners. Nesse cenário, há muitos serviços sendo oferecidos na rede mundial. Isso inclui desde interface para escolher os melhores filmes, apps para economizar com energia elétrica e até mesmo programas de informática para educação a distância. Por esse motivo, o marketing digital para startups pode ajudar um negócio a ter visibilidade nesse meio, uma vez que a presença digital não basta: é preciso ser notado.
Segmentação das abordagens
Campanhas de publicidade online podem ser bem segmentadas contribuindo para o sucesso das startups. Na maioria das ações de marketing digital, os anúncios podem ser direcionados para o consumidor com prévio interesse no negócio por meio de recursos como geolocalização, buscas feitas na rede e preferências, entre outros dados.
Assim, a geração de leads e clientes tende a aumentar, uma vez que você dialoga com um público mais qualificado e pertinente à sua área de atuação.
Além disso, existem muitas formas diferentes de falar com a audiência por meio do marketing digital: newsletters, landing pages, posts em redes sociais, publicações em blogs e assim por diante. Desse modo, a empresa não fica apenas esperando que um cliente entre em seu site ou na sua loja física para fechar uma venda.
Como existem tanto ações pontuais como aquelas constantes, o relacionamento com o consumidor fica mais forte e próximo.
Propaganda boca a boca
Com o marketing digital, é mais simples trabalhar a propaganda de boca a boca por meio dos clientes mais fiéis. O marketing boca a boca encontra terreno fértil na internet, seja em sites, blogs ou redes sociais, e ocorre quando pessoas compartilham suas experiências com serviços, produtos ou marcas, com seus amigos.
Desse modo, campanhas de incentivo a compartilhamentos são alternativas concretas para startups crescerem exponencialmente.
Custo-benefício do marketing digital para startups
Com a crise financeira gerada pela Covid-19, a previsão de mercado aponta para uma queda de mais de 6% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2020. Embora o e-commerce seja uma tendência, não se pode descartar que o abalo atinja também as startups. Cerca de 64% dos investidores-anjo no Brasil afirmam que estão menos propensos a investir recursos nesse tipo de negócio no pós-pandemia. Nesse contexto, economizar com as ações publicitárias se torna uma vantagem competitiva. Afinal, não será fácil a captação de recursos.
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