Consumidores consultam sites de busca e redes sociais antes de comprar carro

13/04/2012

O papel da internet durante o processo de compra de automóveis está se tornando mais importante, com menos pessoas visitando os show-rooms. Esta foi uma das conclusões do estudo realizado pela Capgemini com oito mil consumidores no Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, e que traz uma análise do comportamento dos compradores de automóveis ao redor do mundo.
 
O estudo mostrou que 42% dos pesquisados gostariam de comprar um veículo pela internet. Os consumidores que não comprariam por meio da web citam a impossibilidade de fazer o Test Drive e de receber informações completas do produto. Essas barreiras têm permanecido consistentes ao longo dos últimos anos, ainda que sejam claramente endereçáveis e possam ser capitalizadas pelos representantes e fabricantes.
 
O comportamento dos consumidores na internet e o aumento do uso de tablets e smartphones são fatores que estão cada vez mais impactando o processo de decisão na hora de comprar um veículo. Para eles, informações sobre o produto, preço e demais orientações continuam sendo características primárias pesquisadas na web.
 
As redes sociais e o conteúdo gerado pelos usuários têm papel importante na hora da efetivação do negócio. 94% dos entrevistados disseram que pesquisam na internet antes da compra e 71% dos entrevistados informaram que comprariam um veículo depois de pesquisarem e encontrarem comentários positivos nas redes sociais. Já os brasileiros usarriam qualquer canal de referência para decidirem-se pela compra de um carro pela web, e não propriamente as redes sociais.
 
Outra pesquisa sobre o setor automotivo no Brasil e a Internet, realizada pelo Google, Google apontou que 80% dos compradores de carro utilizam a internet antes de decidir a compra. Desses, 78% navegam na web para fazer comparações entre os veículos. Cerca de 65% dos consumidores utilizam os sites de busca durante o processo de compra de automóveis novos e usados.
 
Essas ferramentas são utilizadas como a principal fonte para toda a pesquisa on-line sobre produtos e serviços automotivos. Segundo o estudo, que entrevistou 756 consumidores, 40% das pessoas utilizaram esse instrumento para encontrar sites automotivos.
 
Dados como esses ressaltam a importância da internet como uma ferramenta de marketing para divulgação de empresas e produtos, influência na decisão de compra, fortalecimento da imagem e geração de negócios. Aparecer nos sites de busca e ter boas referências nas redes sociais, portanto é definitivo para o aumento das vendas de carros.

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