Consumidores pretendem comprar mais através da internet
27/04/2009
Em um primeiro momento, a crise global influenciou a intenção do brasileiro em comprar pela internet, mas parece que essa situação já está se revertendo. Isso porque a quantidade de consumidores que não pretendiam consumir pela web caiu de 15,7% no primeiro trimestre deste ano para 12,7% no segundo trimestre. Os dados fazem parte da Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra na Internet, realizada pela Provar, em parceria com a e-bit e divulgada nesta terça-feira (14). O levantamento foi feito com 500 moradores da cidade de São Paulo.
O índice dos internautas que não pretendiam realizar uma compra virtual no segundo trimestre caiu também frente ao mesmo período de 2008, quando era de 14,4%.
Intenção de compra online
Embora a quantidade de consumidores que não pretendem comprar não deva ser ignorada, o número dos internautas que vão realizar uma compra ainda é mais significativo para o setor.
Entre os líderes na intenção de compra dos consumidores virtuais, estão os CDs, DVDs, Livros e Revistas, bem como os Eletroeletrônicos e itens de Informática, conforme aponta a tabela abaixo:
Intenção de compras pela internet
Produtos
|
Percentual
|
Brinquedos
|
12%
|
CDs, DVDs, Livros e Revistas
|
34,5%
|
Cosméticos, Perfumaria e Saúde
|
19,7%
|
Eletroeletrônicos(TV, DVD, filmadora, aparelho de som, câmera digital, gravador)
|
34,5%
|
Informática
|
32,4%
|
Linha Branca (máquina de lavar, secar, geladeira, lava-louça, micro-ondas)
|
16,5%
|
Produtos para Casa (cama, mesa e banho, móveis e decoração, produtos para jardim)
|
20,5% |
Telefonia e Celulares
|
27,3%
|
Utilidades Domésticas de Pequeno Porte (chapinha, barbeador, secador, depilador)
|
10,7%
|
Viagens e Turismo
|
13,6%
|
Outros
|
9,4%
|
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!