Dicas para sua loja virtual vender mais neste Natal
O Natal é a época mais movimentada do comércio eletrônico. Se em 2012, as lojas online faturaram R$ 2,6 bilhões no período natalino, a expectativa da E-bit e da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é que o Natal de 2013 será de muito mais compras.
Falando em números, as vendas do e-commerce brasileiro no Natal deste ano poderá chegar a R$ 3,85 bilhões com um crescimento de 25% em relação a 2012. O aumento nas vendas online no Black Friday contribuiu ainda mais com essa expectativa otimista.
“As lojas virtuais brasileiras devem se preparar muito bem porque o Natal 2013 será um grande período de vendas. Acreditamos que ao todo serão 7 milhões de e-consumidores comprando durante a época das festas”, afirma Mauricio Salvador, presidente da ABComm.
Para isso, nada melhor do que contar com algumas dicas de especialistas. A Anna Schmidt, gerente geral da Insight Media, empresa especializada em e-mail marketing segmentado, preparou para você lojista que deseja vender mais neste Natal. Lembrando que as dicas valem também para todo 2014.
Confira as dicas para sua loja online vender mais e melhor neste Natal:
Segmente seu público – O primeiro passo é conhecer bem o cliente e oferecer produtos de seu interesse. A segmentação é crucial para o sucesso da ação, com mensagens direcionadas com produtos selecionados de acordo com o perfil de cada cliente e que tenha se cadastrado ativamente e optado por receber suas ofertas.
Diferencie sua campanha – A concorrência no e-commerce é alta, e nesse período torna-se ainda maior. As campanhas precisam de um diferencial competitivo, como design caprichado e conteúdo atraente ao bolso do cliente, seja por oferta, frete grátis, ou brindes. Esses bônus podem ser decisivos na hora do consumidor optar pela loja.
Não insista – O relacionamento com o cliente exige muito cuidado. Por mais que sua base seja segmentada, a interação deve ser realizada na medida certa. Encher o consumidor de mensagens causa um efeito negativo, ninguém gosta de receber dezenas de e-mails e mensagens repetitivas. Seja objetivo e conveniente, a fim de evitar que sua campanha de e-mail marketing entre para a lista de mensagens indesejadas ou mesmo que torne o endereço IP comprometido.
Divulgue com credibilidade – Os consumidores acompanham os preços dos produtos de seu interesse por períodos, às vezes meses. Quem conseguir chegar até o usuário de forma consistente e divulgar ofertas pelas quais ele espera, independentemente do tipo de mídia, já sai na frente. Próximo ao Natal, os preços praticados são importantes, mas ter parceiros sérios e confiáveis para levá-los até o consumidor mais propenso à compra é o que destaca os melhores varejos online. Escolha veículos idôneos, que sabem o que seus consumidores querem e como alcançá-los.
Prepare a Logística – O respeito pela promessa feita ao usuário é essencial, principalmente nesta época de alta demanda. A logística deve estar pronta para garantir que prazos de entrega serão cumpridos rigorosamente, porque um presente de Natal não pode chegar após a data. Prometa apenas o que o esquema logístico é capaz de cumprir. Um prazo maior pode surpreender o usuário pela eficiência ao entregar a compra antes do esperado. Com tudo funcionando perfeitamente, a loja ganha a confiança do consumidor e faz com que ele retorne em outras ocasiões.
Campanha de marketing e publicidade online para lojas virtuais no Natal
Outra dica que nós damos é que você escolha ações de publicidade online mais indicadas em captação de clientes segmentados o que provavelmente vai resultar em mais vendas.
Com esse objetivo, os sites de busca, sites de promoções, compras coletivas e sites compradores de preço são os mais indicados para você atingir um público mais segmentado e interessado em comprar seus produtos.
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