Divulgação é chave para sites de e-commerce
25/03/2005
Ter uma divulgação eficiente é um dos principais elementos para os sites de varejo a pessoas físicas sobreviverem atualmente no espaço do comércio eletrônico.
Essa é a opinião de Gastão Mattos, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net) que equipara a força da propaganda para os sites de e-commerce à importância da localização das lojas físicas.
“No varejo tradicional é importante, por exemplo, o ponto em que a loja é aberta, a fim de atrair consumidores. Como isso não é possível no comércio eletrônico, o criador desse site precisa trabalhar em divulgação. É relativamente fácil abrir uma loja virtual, o desafio é continuar atraindo consumidores”, destaca.
De acordo com o executivo, durante três anos o número de sites de e-commerce está estável em cerca de cinco mil páginas. “Cerca de 15% dessas lojas fecharam nos últimos três anos, mesma porcentagem daquelas que abriram. Ou seja, cerca de 750 sites de e-commerce surgiram nesse período, mas o número permaneceu estável por outros 750 fecharam”, diz.
Na opinião de Mattos, o número não é alto, caso seja considerado proporcionalmente o número de empresas do varejo físico que fecham no primeiro ano de existência.
Analisando o mercado como um todo, o executivo ressalta que um dos maiores avanços nos sites de e-commerce nos últimos anos diz respeito às ferramentas de segurança. Com isso, a percepção de segurança do usuário também tem crescido.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!