Divulgação é chave para sites de e-commerce


25/03/2005

Ter uma divulgação eficiente é um dos principais elementos para os sites de varejo a pessoas físicas sobreviverem atualmente no espaço do comércio eletrônico.

Essa é a opinião de Gastão Mattos, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net) que equipara a força da propaganda para os sites de e-commerce à importância da localização das lojas físicas.

“No varejo tradicional é importante, por exemplo, o ponto em que a loja é aberta, a fim de atrair consumidores. Como isso não é possível no comércio eletrônico, o criador desse site precisa trabalhar em divulgação. É relativamente fácil abrir uma loja virtual, o desafio é continuar atraindo consumidores”, destaca.

De acordo com o executivo, durante três anos o número de sites de e-commerce está estável em cerca de cinco mil páginas. “Cerca de 15% dessas lojas fecharam nos últimos três anos, mesma porcentagem daquelas que abriram. Ou seja, cerca de 750 sites de e-commerce surgiram nesse período, mas o número permaneceu estável por outros 750 fecharam”, diz.

Na opinião de Mattos, o número não é alto, caso seja considerado proporcionalmente o número de empresas do varejo físico que fecham no primeiro ano de existência.

Analisando o mercado como um todo, o executivo ressalta que um dos maiores avanços nos sites de e-commerce nos últimos anos diz respeito às ferramentas de segurança. Com isso, a percepção de segurança do usuário também tem crescido.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.