E a verba publicitária vai de novo para o offline
16/06/2009
por Ricardo Prates Morais
O Ibope Mídia e o Ibope Nielsen Online divulgaram os resultados da primeira pesquisa realizada para internet. Os 10 principais anunciantes da internet no Brasil são, nesta ordem, Bradesco, Itaú, Ford, Samsung, Fiat, Unilever, Coca-Cola, Sky Brasil, Volkswagen e Brasil Telecom. Os investimentos nesse meio de mídia são brutos sem os descontos praticados pelos portais. Para consolidar os números, o instituto recebe o volume de impressões e a tabela de preços e faz a medição.
A internet fica com apenas 2,7% do total do investimento em publicidade no Brasil.
Apesar do crescimento acelerado da utilização da internet pelo público, parece que os anunciantes ainda não compreendem os inúmeros benefícios que o marketing online pode proporcionar. Nem o aumento do número de brasileiros com acesso à internet em casa ou no trabalho que atingiu a marca de 44,5 milhões de pessoas em maio ou o tempo cada vez maior que estes passam na internet (mais de 40 horas/mês), nem tampouco o crescimento das vendas online no Brasil que só no primeiro trimestre deste ano movimentaram R$ 2,3 bilhões, 25% a mais do que no ano passado, são dados suficientes para convencer as empresas a aumentarem seus investimentos na internet.
Outro fato é que as empresas investem "muito" em tecnologia e esquecem do marketing. A mesma empresa que tem equipamentos avançados ou um web site "poderoso" (com banco de dados, sistemas de vendas, etc) não dá a devida importância aos esforços necessários para a conquista de clientes. A grande maioria das empresas nem sequer atualizam seus sites, apesar de muitos deles contarem com interface para atualização dinâmica.
O investimento continua indo para a publicidade offline. Para a dispendiosa e menos eficiente publicidade offline.
Ricardo Prates Morais é consultor em web marketing, diretor da agência emarket e editor do blog Publicidade na Web
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